Comentário para o Braincast 47 – A realidade das pequenas e médias agências do Brasil

Braincast_POST1.jpg.pagespeed.ce.W2F-mvy2P5

No segundo Braincast de 2013, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra e Fábio Inoue, conversaram um pouco sobre o dia-a-dia de 95% das agências de publicidade do país: as de pequeno e médio porte.

Escute o Podcast do Brainstorm9 e veja meu comentário abaixo:

“Ola Merigo e Saulo,
Como vão?
Gostaria de contar um pouco da minha história e opinar sobre o Braincast 47 sobre pequenas e médias agências.
Fiz um processo inverso de muita gente. Comecei minha carreira no interior, em Itu e Sorocaba, e trabalhei em agências pequenas (com um faturamento baixo e também com poucos funcionários).
Com o passar do tempo, acabei caindo na área de Marketing de uma indústria, que podemos dizer que entendia como “Marketing” um departamento de “Papelaria” da empresa, ou seja, apenas responsável por entregar cartões de visita e fazer catálogos ou folders.
A mudança da minha carreira começou quando fui fazer uma pós-graduação em São Paulo, na ESPM, de Design Estratégico. Lá tive contato com o que há de mais novo no mercado, e me encantei. Tive uma empresa e em pouco tempo fui trabalhar na Tátil Design, do Fred Gelli, em São Paulo, e realmente a experiência que tive no mercado da capital foi muito rica. Hoje tenho uma agência de Design no Interior e tento levar um pouco desta experiência para meus clientes.
Na minha opinião o que precisa acontecer é uma descentralização de São Paulo. Obviamente hoje temos uma enorme quantidade e qualidade de agências e profissionais na cidade, porém tanto as pessoas do interior quanto as pessoas da capital acabando investindo tempo e dinheiro apenas na sua redondeza. Essa visão se confirmou quando vi vocês, Saulo e Merigo, surpresos com informações como o Fee pode variar de R$1.500,00 a R$5.000,00 em uma agência do interior paulista. Eu diria, que esse Fee ainda é um dinheiro bem considerável!
O que o Fábio Inoue comentou no Braincast sobre uma certa comodidade das agências do interior, para mim isso se aplica também as agências grandes de São Paulo, assim como os profissionais. Pois este intercâmbio de conhecimento é muito importante para descentralizar o mercado de São Paulo, melhorar a qualidade dos profissionais do interior e ajudar inclusive na parte social da capital, ou seja, aplicando essa descentralização, poderemos diminuir o número de pessoas na cidade e melhorar transporte, poluição, etc…Observem o exemplo que vocês mesmos deram no Braincast sobre as cidades americanas, que são ditas pequenas, mas que detém agências grandes. Isso só se deve a essa descentralização.
Infelizmente o mercado de comunicação em geral no Brasil ainda esta evoluindo. No interior o maior trabalho ainda se da na em doutrinar os clientes, ou seja, ensinar a importância da marca ou da linguagem de comunicação. Ensinar a diferenciar campanhas internas de externas, ensina-los inclusive a separar um budget para a comunicação. Desta forma, as agências do interior acabam trabalhando de uma forma mais “horizontal” (vários clientes de uma só vez, com  qualidade de serviço mais baixa), ao invés de uma forma “verticalizada”, onde cada cliente recebe um atendimento específico, e a qualidade do serviço aumenta.
Enfim, para mim as agências grandes deveriam ter uma consciência maior quanto ao mercado, trabalhar entre si de uma forma menos concorrida e mais com co-criação. Criando fóruns, palestras, etc… afim de disseminar seu conhecimento pelo país em geral, elevando a qualidade das discussões e melhorando o mercado como um todo.
Desta forma, posso dizer que intercâmbio, descentralização e co-criação, são palavras chaves para o desenvolvimento do mercado.
Ótimo Braincast! Muito Obrigado por trazer esse tipo de conteúdo aos nossos ouvidos!
Forte Abraço”
Deixe um comentário

