Usando as mídias sociais para encobrir a falta de ideias

Falem bem ou falem mal, gostem ou não gostem, dê resultado ou não, as Mídias Sociais continuam na crista da onda e fazem parte de praticamente todos os briefings que as agências recebem hoje – sejam elas digitais ou não.

Na minha humilde opinião, o maior problema é como as agências e empresas enxergam as Mídias Sociais. É um canal de relacionamento? É um canal de mídia? É um ambiente onde o público deve ser o rei? Isso tudo é meio, não fim. O que todos precisamos ter atenção é na essência: qual é o papel das Mídias Sociais na estratégia da marca.

Vamos voltar a essência do por quê fazemos comunicação para um produto ou serviço. Sendo curto e grosso, comunicação de marca só serve para vender. Aumentar o awareness da marca e atrair novos consumidores? Serve para vender mais. Aumentar a lealdade do consumidor e estimular recompra? Serve para vender mais. Diminuir a fuga de consumidores para concorrentes e outras categorias? Serve para continuar vendendo. Então, vamos começar cortando o papo de que queremos “gerar valor”, estabelecer vínculos e engajar o consumidor com a marca. Tudo isso é meio, não fim.

A conclusão para mim é simples e óbvia: independente do que eu faça nas redes sociais meu objetivo final – seja ele direto ou indireto – é vender. Relacionamento com blogueiro? Se não influenciar a opinião das pessoas a respeito do produto para estimular vendas em algum momento, não serviu para nada. Atendimento as dúvidas do consumidores? Se não servir para retê-lo, tirar uma dúvida sobre o produto ou estimular a compra, também não serviu para nada. Jogar uma pessoa da estratosfera, em algum ponto, também precisa ter esse mesmo objetivo de vender mais.

Meu ponto é: nenhuma marca faz comunicação só por fazer comunicação. Ela precisa sempre ter um objetivo. Não compramos um comercial na novela da Globo ou montamos um call center porque queremos ser “simpáticos” com o consumidor. Não construímos uma imagem positiva da marca só para ela parecer “legal”. O papel de tudo isso é vender mais.

Independente do papel que você trace para as Mídias Sociais dentro da estratégia da sua marca, ela precisa ter claro que o objetivo final de qualquer marca é vender. Então, alguém consegue me explicar por que diversas marcas ainda dão “Bom dia” no Twitter ou postam fotos de gatinhos fofos no Facebook? Para que serve conseguir vários “Likes” e “Compartilhamentos” em uma imagem que não tem nenhuma associação com a marca, que não ajuda na construção de seu posicionamento, que não gera nenhum tipo de estímulo que vá ajudar essa marca a vender mais? Dizer que o total de “Likes” ajuda os outros posts da marca aparecerem na Timeline das pessoas é uma saída fraca. Você pode conseguir o mesmo com um conteúdo realmente bom para sua marca, não precisa apelar pro gatinho ou para o bebê fofo.

Quando assisti esse vídeo do The Onion me voltou a tona todos esses sentimentos. Como tem marca investindo fortunas em Mídias Sociais para criar seus perfis, atualizar e, no fim do dia, não construir nada e ninguém lembrar que o post que curtiu era da tal marca. Como tem agência ganhando dinheiro para criar e manter esses perfis sem dar a menor atenção ou ter cuidado com o que isso está construindo para o posicionamento da marca.

Toda e qualquer expressão de uma marca – independente de onde ela aconteça – ajuda a construir na mente do consumidor sua percepção de valor dela e, por fim, afetar seu ciclo de compra. Então está mais do que na hora de você começar a se preocupar com cada post da sua marca, cada comentário que ela faz, cada presença que ela assume. Seja na TV, no ponto de venda ou nas Mídias Sociais.

Fonte: Updateordie

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