Necessidade de informação deixa internautas ansiosos, diz estudo

Pesquisa do Ibope Media mostra que mais de 20% dos usuários da rede se sentem deixados de lado quando amigos publicam conteúdos relacionados a atividades que não participaram

A necessidade de estar informado sobre tudo e de ser aceito pelo grupo ao qual faz parte tem causado ansiedade nas pessoas. É o que conclui o estudo Anatomia Social, realizado pelo Ibope Media, e que faz uma analogia entre os hábitos e atitudes dos latino-americanos frente às mídias sociais e o corpo humano.

Segundo a pesquisa, pelo menos 24% dos internautas sentem-se deixados de lado quando os amigos postam imagens de situações ou festas das quais eles não participaram e 54% ficam felizes quando os colegas comentam seus posts. Apesar de a vida online ocupar grande parte do tempo, 79% das pessoas pesquisadas dizem ter uma vida social offline.

O estudo mostra que o coração dos usuários das redes sociais está aberto para as marcas. Mais de 70% dos membros do Facebook e Twitter afirmam curtir ou seguir alguma marca. Os principais motivadores para essa ação não estão relacionados aos benefícios tangíveis: cerca de 60% das pessoas buscam ações específicas, querem saber das novidades com exclusividade ou seguem a marca apenas por serem clientes.

Com relação à interação virtual, a pesquisa aponta que o e-mail é utilizado por 80% dos internautas, seguido pelas redes sociais (73%) e mensagens instantâneas (66%). Os dados também mostram que os internautas estão seletivos: 42% dos usuários das redes sociais bloqueiam ou excluem amigos que postam comentários desinteressantes ou em demasia e 47% têm a sensação de que as conversas nesses meios são repetitivas.

A imagem também possui um forte apelo nas mídias sociais, sendo que 90% dos entrevistados veem fotos postadas por outras pessoas, 65% publicam fotos tiradas por eles, 86% leem atualizações feitas em sua linha do tempo, 75% expressam suas opiniões sobre tópicos específicos e 59% expressam o que pensam sobre produtos e serviços de uma empresa.

Fonte: Mundo do Marketing

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s