Feiras livres são o local onde o consumidor está mais satisfeito

Pesquisa da Sax ouviu 10 mil pessoas sobre aspectos como burocracia, agilidade, conhecimento do produto. No ranking das melhores experiências, feiras, padarias e farmácia lideram

Em tempos de lojas conceito e inovações no varejo, as feiras livres oferecem a experiência de consumo que mais satisfaz o consumidor brasileiro. No ranking final das melhores experiências de compra, feiras livres, padarias e farmácias obtiveram as melhores médias, enquanto lojas de telefonia, bancos e supermercados ficaram nas últimas colocações como as piores experiências. A pesquisa realizada pela Sax ouviu 10 mil pessoas em diversos critérios.

O motivo para a satisfação é a personalização do atendimento, onde as feiras livres receberam 47% dos votos positivos. Padarias receberam 44% e as farmácias, 41%.  Outras características positivas apontadas em relação as feiras é de que elas seriam mais democráticas e tolerantes (89%), pouco burocráticas (4%) e não apresentariam problemas operacionais (5%).

Nos quesitos negativos, a situação se inverte: em relação à burocracia, bancos, lojas de telefonia e lojas de eletroeletrônicos ocupam as três primeiras posições com 79%, 69% e 37% de votos negativos. No quesito demora no atendimento, bancos e lojas de telefonia também ficaram em primeiro (69%) e segundo (67%), respectivamente, seguidos dos supermercados (56%).

A pesquisa indicou estes estabelecimentos como pouco claros em suas respostas aos clientes. As lojas de telefonia ficaram em primeiro lugar com um atendimento considerado “muito confuso” por 63% dos entrevistados, enquanto feiras livres tiveram 8% das avaliações negativas. Bancos e lojas de eletroeletrônicos ficaram na segunda e terceira posição, com 48% e 28%.

As feiras também são vistas como os locais onde o vendedor mais conhece o produto que está oferecendo. No critério “nível de conhecimento sobre o produto vendido”, telefonia, supermercados e bancos são os campeões em notas negativas (52%, 36% 2e 25%, respectivamente) contra apenas 7% para as feiras livres.

Fonte: Mundo do Marketing

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s