Agências se reposicionam em busca de diferenciação

Concorrência cada vez mais acirrada e mudanças nos perfis dos consumidores fazem com que empresas criem estratégias para lançarem novos serviços e encontrarem destaque

A concorrência entre as agências de marketing está cada vez mais acirrada. Para buscar destaque no mercado, as empresas vêm se reposicionando para tentarem oferecer um portfólio de serviços cada vez mais amplo para seus clientes. Agências como a B2, Frog e Cookie Web já seguem essa linha e voltam os olhos para os eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016.

Especializada em eventos, a B2 já passou por dois processos de reestruturação em sua atuação e agora foca no público jovem, na faixa dos 18 aos 30 anos de idade, principalmente na organização de formaturas. A empresa busca fortalecer sua marca por meio de três conceitos: conhecimento, ousadia e atitude.

A B2 atua há 10 anos em todo o país e conta com 80 profissionais em suas sedes em São Paulo e Campinas e é conhecida principalmente entre o público universitário. “Nosso intuito inicial era atuar no mercado corporativo, mas, após organizarmos nossa própria festa de formatura, percebemos que havia uma grande demanda reprimida. Atuávamos em ambos os mercados, corporativo e nos eventos do mundo acadêmico. Chegou um momento no qual achamos que estava na hora de nos reorganizarmos para fazermos trabalhos e nos alinharmos totalmente aos jovens e deixamos de atender aos clientes corporativos cujas demandas não estavam voltadas para os jovens”, explica o sócio da Agência B2, Ricardo Buckup.

Serviços para jovens

O objetivo da B2 foi focar seus esforços ainda mais nos jovens, seja em seus serviços próprios, seja para os que presta para seus clientes. “Agora estamos fazendo um trabalho de conexão das marcas com este público com o qual trabalhamos durante um ano, um ano e meio nos quais ficamos em contato por conta do processo de formatura. Deixamos de atender briefings que fogem desse universo”, completa Buckup.

A busca da agência foi justamente por um diferencial de mercado que agora suplantará uma extensão da marca, que sairá do eixo Campinas – São Paulo, onde possui sede atualmente, e se implantará em outras cidades do país. A especialização também veio posicionar mais claramente a empresa no mercado jovem, sobretudo para atuação em licitações e concorrências.

Foco nos eventos esportivos

Outra agência que está se reposicionando no mercado é a Frog, especializada em marketing digital. De olho nos eventos esportivos de 2014 e 2016, realizados no Brasil, a empresa vem trabalhando a comunicação de atletas como Ronaldinho Gaúcho e se associou na implantação de um projeto voltado para o marketing esportivo.

A Frog trabalhava inicialmente com a comunicação digital de marcas, e observou uma oportunidade de mercado para atuar também com os famosos. “Percebemos que essas pessoas tinham um nível de interação e fidelidade muito grande. Os atletas geram uma idolatria e vimos que havia um negócio por trás disso. Evidentemente estamos vivendo um momento histórico onde, pela primeira vez, um país está recebendo uma Olimpíada e uma Copa do Mundo e isso, obviamente gera oportunidades para desenvolvermos negócios principalmente para atletas. Lançamos então a Agência de Marketing Esportivo Arpoador”, diz o sócio da Agência Frog, Daniel Deivisson.

A agência busca, com o novo negócio, gerir personalidades esportivas e desenvolver projetos nos canais digitais. A mudança, além de ter o foco nos eventos esportivos que o Brasil sediará, busca oferecer um diferencial para os clientes por conta das constantes mudanças de mercado. Esse é o segundo reposicionamento da Frog, que nasceu como uma produtora web e se tornou uma agência de inteligência em redes sociais, quando o negócio cresceu no Brasil, em 2007.

Mudança no perfil de consumidores

Os constantes reposicionamentos buscam adequar as agências às mudanças de perfil dos consumidores. “É nítido que o consumidor tem outro tipo de impacto. Ele tem mudado a cabeça. Hoje existe um acesso muito fácil a TVs, tablets, smartphones e computadores. É natural que as agências se posicionem. Outro ponto é o surgimento de novas oportunidades e novos nichos de mercado”, afirma Deivisson.

A Cookie Web também buscou um novo braço de atuação no mercado, passando a atuar de forma mais completa no comércio eletrônico, trabalhando com administração de mídia e foco na taxa de conversão. Para isso, a agência investiu R$ 3,3 milhões na aquisição da Profite e a previsão é de um crescimento de 180% no faturamento até o final do ano.

O objetivo é oferecer um trabalho full service para atender o setor de e-commerce para médias e grandes empresas. “Antes éramos mais focados no design e consultoria e web analítica. Agora absorvemos o conhecimento da nova empresa e passamos a atuar no nicho do comércio eletrônico. O que buscamos foi uma especialização nos serviços”, explica o sócio da Cookie Web, Natan Sztamfater.

Terceirização nos serviços

A mudança pretende especializar o serviço sem a necessidade de terceirização do trabalho que hoje é prestado. Essa necessidade é ainda maior nas agências off line, que acabam contratando outras empresas para prestarem serviços nos canais digitais. “O que buscamos com esse reposicionamento foi encontrar esses conhecimentos ainda mais profundos, porque eles já trazem esses conhecimentos na interface em taxa de conversão em e-commerce. Nada mais é que trazer clientes e entender se eles geram receita ou não”, diz Sztamfater.

Seguir um novo caminho já estava nos planos dos sócios da agência desde o início. “Sabíamos que haveria a necessidade de uma especialização e que isso não seria fácil. Especializar acaba sendo um caminho natural para se diferenciar no mercado”, conta o sócio da agência.

Fonte: Exame

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