Indicações de peso

Abilio Diniz e Jorge Paulo Lemann, dois dos empresários mais influentes e poderosos do Brasil, recomendam a leitura de Vencedoras por Opção, de Jim Collins

Após nove anos de pesquisa, Jim Collins, em parceria com Morten Hansen, concluiu o livro Vencedoras por Opção, que enumera os princípios para construção de uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, tumultuados e dinâmicos. Apoiado em análises rigorosas e repleto de histórias, o trabalho questiona: por que algumas empresas prosperam em períodos de incerteza, ou até de caos, e outras não?

Os autores estudaram companhias que alcançaram o sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar. Depois, compararam o desempenho dessas empresas com o de outras que não tiveram sucesso em cenários muito semelhantes.

Disciplina e determinação

Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, conta que, na obra, Collins afirma que ser o melhor é uma decisão pessoal e não obra do acaso. Além disso, ressalta que momentos favoráveis, assim como a imprevisibilidade, fazem parte da vida, mas as pessoas vencedoras diferem das demais por se prepararem para tirar proveito dessas situações. “Para isso é preciso ter disciplina e determinação”, acrescenta.

Outro ponto de destaque para Diniz, é que, segundo o autor, no mundo corporativo, as empresas vencedoras são disciplinadas e buscam consistência em vez de grandes tacadas pontuais. “E a disciplina aqui é diferente de rigidez. É ter valores claros e independência intelectual para rejeitar pressões de adequação a padrões incompatíveis com seus princípios, valores e aspirações. E os líderes destas empresas são eternamente insatisfeitos e apaixonadamente motivados por um propósito maior e mais duradouro do que eles próprios”, analisa.

Seguindo seu relato sobre o livro, Diniz comenta que, ao falar de líderes e de empresas, Collins questiona se é preferível ter um chefe legal e um trabalho medíocre ou trabalhar para alguém exigente e participar de algo que fará história. “A leitura desse livro vai lhe trazer a certeza de que a busca pela grandeza não é apenas uma missão de companhias; é uma missão humana”, salienta o presidente do Conselho de Administração do GPA.

Leitura viva e interessante

Jorge Paulo Lemann diz que, em Vencedoras por Opção, Collins cria novos termos para ajudar o leitor a entender o caminho da excelência trilhado pelo que chama de “empresas 10 vezes mais”. “São empresas metódicas, que apostam numa disciplina fanática para alcançar resultados superiores. Essas companhias disparam ‘primeiro balas de revólver, depois balas de canhão’ e ‘marcham 20 milhas por dia’, sem altos e baixos nem solavancos”, relata, utilizando termos empregados pelo autor.

Um dos controladores da Anheuser-Busch InBev, Lemann, que é a 40ª pessoa mais rica do mundo segundo o ranking de bilionários da agência Bloomberg, aponta que para ilustrar esses conceitos e tornar a leitura ainda mais viva e interessante, Collins faz uma analogia com as expedições de Roald Amundsen e Robert Scott ao Pólo Sul. No início do século passado os dois exploradores tentaram, praticamente ao mesmo tempo, ser o primeiro homem a chegar ao extremo meridional do planeta. Amundsen tinha características parecidas com as das companhias “10 vezes mais”, e triunfou ao lado de seu time. Scott jamais voltou para casa.

“Meus sócios e eu temos um relacionamento de mais de 20 anos com Collins. Aprendemos muito com ele nesta convivência de mais de duas décadas. Espero que você também aprenda com este livro e que todos nós, juntos, sejamos capazes de levar o Brasil ainda mais à frente”, aconselha Lemann.

Fonte: Portal HSM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s