Star Wars, 35 anos, vale US$ 30 bi

Série comemora aniversário e se mantém como uma das franquias mais lucrativas do mundo

Há 35 anos, no dia 25 de maio de 1977, era lançado o primeiro dos seis filmes da franquia Star Wars: o episódio IV: Uma nova esperança. Naquele ano, o filme seria o de maior bilheteria, arrecadando U$ 775,3 milhões. O filme se destacaria pelos elaborados efeitos visuais e mershandising, que ajudaram a marca a se consagrar no mundo todo, marcando a “Era dos Blockbusters”.

Hoje, a franquia, cujo licenciamento é exclusivamente do diretor George Lucas, já faturou mais de U$ 797 bilhões em todo o mundo. Star Wars se tornou a 3ª série cinematográfica mais lucrativa em todo o mundo (atrás apenas de Harry Potter e James Bond).

Desde seu lançamento, a saga de Guerra nas Estrelas (nome traduzido para o público brasileiro) já alcançou U$ 4,27 bilhões em bilheteria, U$ 20 bilhões em vendas licenciadas, U$ 3 bilhões em videogames, mais de U$2.5 bilhões em vendas de DVD e U$ 800 milhões em aluguel de vídeo (contabilizado desde o Betamax até o DVD).

A marca Star Wars conta, ainda hoje, com iniciativas de sucesso, como é o caso da animação Clone Wars, para a televisão infantil, e o concerto musical Star Wars in Concert, evento que está em turnê pela Europa no qual uma orquestra toca músicas do filme.

Somando-se todos os itens, o valor da franquia alcança hoje a cifra de US$ 30 bilhões, valor que continua a crescer com o passar dos anos.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s