A nova onda da Nike: agora

Lançada na mídia social, campanha global criada pela W+K de Londres, com ação interativa, promete repetir sucesso de “Write the future”

Fome de bola pode resumir (um pouco) o tom da nova campanha global da Nike Football, que estreou nesta sexta-feira, 18, com criação da Wieden+Kennedy de Londres. Com direito a grandes nomes do futebol que são patrocinados pela marca, o filme que abre a ação repete a carga de energia que vem marcando os comerciais da empresa. São cerca de três minutos de bola correndo, ao ritmo de videogame e ao som da banda inglesa The Eighties Matchbox B-Line Disaster (com a música “Chicken”). Vale reforçar que a gigante dos esportes também retoma a estratégia bem-sucedida de outra campanha que fez sucesso, “Write the Future”, de 2010, esta feita pela W+K de Amsterdã. A primeira exibição se deu pela mídia social. O perfil da Nike no Facebook, Twitter e YouTube trouxe para os fãs seu novo mote: “My time is now”- em português, a assinatura é “A hora é agora”.

O filme traz um jogo entre França e Holanda, com bandeiras e torcidas agitadas. Em um lance, o holandês Van Der Wiel passa a bola, que é cabeceada por um companheiro, mas defendida. A partida é observada, da arquibancada, por ninguém menos que o técnico Pep Guardiola (ex-Barcelona), que faz anotações. Pouco depois, uma multidão de jogadores anônimos se apresenta para continuar a disputa, entrando em campo em uma disparada.

A ideia da campanha é mostrar que a vontade de jogar é forte, é intensa. Os atletas vão surgindo em diversos ambientes, mesmo numa galeria com astros do esporte – com um deles parando para tirar foto ao lado de um retrato de Ronaldo, o fenômeno. Em meio a diversas cenas em que surgem astros como Özil, Ribéry e Sneijder, o português Cristiano Ronaldo faz suas aparições com um toque de humor (em momentos em que a vaidade vira também um personagem). Há participação ainda de LeBron James, mostrando o Fuelband.

O filme não poderia deixar de ter um brasileiro. Na verdade, dois aparecem. Alexandre Pato dá carona a Neymar, que surge com seu moicano característico e distribuindo sorrisos e rompantes geniais.

Sem entrar em outros detalhes do filme, que vai para o ar na TV durante a final da Champions, neste sábado, a nova campanha traz uma importante diferença em relação a “Write The Future”. É interativa. Em uma página especial da marca no YouTube (clique aqui para entrar), o filme traz nove “túneis”, abrindo conteúdo extra. No caso de Guardiola, por exemplo, abre-se um novo campo para a academia de futebol do Barcelona. Outras informações surgem, como uma frase de Van Der Wiel, contando sobre seu início – e com links para seu perfil no Facebook e no Twitter.

A proposta da campanha é remeter também ao “Chance”, peneira global da Nike, feita em 55 paises entre maio e agosto, para jovens provarem suas habilidades e ganharem a oportunidade para atingir o “próximo nível”, outro mote da marca. “A fome e agonia para ter uma chance é apresentada de forma divertida na campanha ‘My Time is Now’. Uma nova geração de jogadores está tendo sua chance”, explicou Carlos Homedes, diretor de marketing global de futebol da Nike, em comunicado oficial.

Sobre a participação no novo filme da marca, Neymar declarou: “Participar desta campanha é maravilhoso. Ter interagido com a molecada e fazer parte disso tudo é uma honra.”

Confira a ficha técnica de “My time is now” (em inglês):
Title: My Time Is Now
Time Lengths: 150’, 90’, 60’, 30’
Creative Team: Ben Everitt, Al Merry, Scott Dungate
Creative Director: Stu Harkness
Agency Producer: James Guy
Account Director: Ryan Fisher
Director: Adam Berg
Production Company: Stink
Production Company Producer: Ben Croker
DOP: Joost Van Gelder
Locations: London, Barcelona & Madrid
Editor: Paul Hardcastle/Gus Herdman, TRIM
Post Production Company: The Mill
Sound Engineer: Anthony Moore / Tom Joyce
Sound House: Factory
Music track: Chicken
Artist: Eighties B Line Disaster
Publisher: BMG Chrysillis

Fonte: M&M

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