EUA lançam campanha agressiva antifumo

Pessoas sem partes do corpo estrelam filmes e peças para mídia impressa, numa ação que custou US$ 54 milhões. Teor agressivo gerou polêmica antes mesmo de a campanha estrear

O Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), órgão do governo norte-americano responsável por campanhas antitabagistas, lançará na segunda-feira, 19, extensa ação voltada a fumantes. Ao custo de US$ 54 milhões e com abrangência nacional, a campanha “Dicas de ex-fumantes” tem como objetivo chocar usuários de tabaco pelo exemplo de pessoas que sofreram danos físicos severos em decorrência deste hábito. A meta é que ao menos 50 mil norte-americanos sejam convencidas a largar o fumo.

Um dos filmes mais chocantes (video acima) mostra as dicas de Terrie, uma mulher que sofreu traqueostomia, perdeu dentes, cabelos e parte de sua vitalidade. Mesmo com sua dicção prejudicada, ela apresenta a rotina diária após seu corpo ter sofrido as consequências do antigo vício: colocar dentadura, uma peruca e um instrumento plástico que tapa o buraco que a traqueostomia deixou em sua garganta.

As peças para mídia impressa seguem a mesma linha. Num dos anúncios, um homem mostra suas pernas amputadas. O alto custo e a agressividade da ação geraram questionamentos sobre sua eficácia na mídia norte-americana. O investimento para o período, de acordo com um porta-voz do CDC, equivale a apenas dois dias de investimento da indústria do tabaco em marketing. “É uma verdadeira briga entre Davi e Golias”, disse o porta-voz. Em contraponto, um jornalista da CNN reiterou que, em Nova York, o aumento da taxação sobre cigarro diminuiu em até 5% o consumo, sobretudo entre jovens.

Criados pela Arnold, Boston, as peças devem ficar três meses no ar. Ao final do ano, o CDC deve lançar nova campanha, em tom mais leve.

Com informações do Advertising Age.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s