Pesquisa prevê viralização no Twitter

Estudo produzido pela HP afirma que pode antecipar potencial de uma notícia ganhar popularidade na rede social

Um estudo desenvolvido pelo HP Labs, instituto de pesquisa e desenvolvimento ligado à HP, afirma prever, com precisão de até 84%, a possibilidade de que conteúdos jornalísticos ganhem viralização no Twitter, antes mesmo que a matéria seja publicada. A pesquisa – “The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity” (“A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade”, leia o documento original aqui), foi feita a partir da análise de 40 mil notícias durante nove dias de agosto do ano passado.

De acordo com os pesquisadores Sitaram Asur, Bandari Roja e Huberman Bernardo, há quatro fatores determinantes que garantem popularização de uma notícia no Twitter: a fonte da notícia – quem cria e publica, a categoria da notícias (por exemplo, negócios, saúde, tecnologia ou esporte), se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva e se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis são mencionadas. Para cada um dos quatro atributos são dadas notas e, a partir de modelos estátisticos, segundo o estudo, é possível dimensionar a quantidade de retweets que a notícia pode receber.

Fonte: Meio & Mensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s