Facebook supera Orkut no Brasil

Maior rede social do mundo ultrapassa o serviço do Google em mais de 1,5 milhão de visitantes

O Facebook, maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de usuários, assume a liderança do segmento de social networking no Brasil, com 36,1 milhões de visitantes em dezembro do ano passado. No mesmo período, o Orkut, que era a rede social mais popular no País, registrou 34,4 milhões de visitantes. Os dados são da empresa de medição comScore e reafirmam os números do Ibope Nielsen Online que, em setembro do ano passado, divulgou que o Facebook já havia passado o Orkut: na ocasião, o instituto informou que o Facebook tinha 30,9 milhões de brasileiros cadastrados ante os 29 milhões do Orkut (leia mais aqui).

Procurado por este veículo, o Google não quis comentar o dado. Por meio da assessoria de imprensa, o Facebook respondeu que não comenta a pesquisa da comScore e afirma que, oficialmente, a rede tem 30 milhões de usuários ativos no Brasil. Em entrevista ao Meio & Mensagem, edição de 9 de janeiro deste ano, o vice-presidente do Facebook para América Latina, Alexandre Hohagen, diz que são 30 milhões de usuários. Já o site Social Bakers contabiliza 35 milhões de pessoas cadastradas e coloca o Facebook como o quarto país no ranking global, atrás dos EUA, Indonésia e China (leia mais sobre o Facebook na entrevista de Alexandre Hohagen ao Meio & Mensagem).

Conforme a comScore, o crescimento do Facebook no ano passado foi de 192%. A rede triplicou de tamanho. Com toda essa expansão, o Orkut, contudo, ainda conseguiu aumentar sua própria audiência em 5%. Outra rede social, o Windows Live Profile, da Microsoft, ficou em terceiro lugar, com 13,3 milhões de visitantes (expansão de 13%), seguida pelo microblog Twitter, com 12,5 milhões de visitantes (40% de crescimento). Ainda, Vostu e Tumblr crescera, 338%, para 4,9 milhões de visitantes, e 206%, para 4 milhões de visitantes, respectivamente. O estreante Google + atraiu 4,3 milhões de visitantes em dezembro do ano passado. Combinados, o Orkut e o Google + atraíram 34,9 milhões de visitantes e, mesmo assim, ficaram atrás do Facebook. Finalmente, a rede social profissional LinkedIn figura entre os sites sociais mais visitados, com 3,1 milhões de visitantes.

Anúncios

3 Respostas para “Facebook supera Orkut no Brasil

  1. Oi Rafael, Texto muito bom, As mudanças no segmento de redes sociais estão acontecendo cada vez mais rápido. É bom Ter blogs como o seu que colocam informações importantes, como as que incluiu no seu post, na rede.

  2. Pingback: COM MELHOR ESTRATÉGIA FACEBOOK SUPERA ORKUT NO BRASIL | Nuvendigital·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s