Os assuntos que se destacaram na web em 2011

MITI Inteligência divulga números sobre os temas que movimentaram a internet no último ano

MITI Inteligência avaliou os temas de maior relevância na web em 2011 com base em estudos e análises produzidos a partir de métricas de repercussão e comportamento. A gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti, explica que a análise do ano nas redes é fundamental para mostrar em que o internauta está procurando na internet.

“Conhecer quais os temas que geram interesse, comentários e compartilhamentos e o porquê. Com isso, identifica-se o que atingiu repercussão real, o alcance e sua relevância, para que assim, tenhamos cada vez mais subsídios para entender e acompanhar o comportamento dos usuários”, define Elizangela.

Os temas foram divididos em cinco principais grupos:

Indústria e Varejo
Um dos temas que se destacou nesta categoria foi a denúncia de trabalho escravo da varejista Zara. Após matéria do programa A Liga, da Bandeirantes, o tema entrou no Trending Topics do Twitter e teve mais de 50 mil menções nas primeiras 24 horas, sendo nove mil só na primeira hora. Quem também se envolveu em crise nas mídias sociais em 2011 foi a marca Arezzo, após o lançamento da coleção Pelemania. O termo ficou em primeiro lugar nos TTs Brasil e no Facebook concentrou cerca de 7,5 mil pessoas interessadas em boicotar a marca em uma fan page. O sucesso ficou por conta da campanha da Nissan “Pôneis Malditos”. O assunto ficou por seis dias entre os 20 mais comentados no Twitter, além de figurar entre os dez vídeos mais assistidos no YouTube durante o ano e se tornar o vídeo primeiro em volume de views no mês de julho, lançamento da campanha, somando 14 milhões de visualizações ao longo de 2011.

Tecnologia
Em 36 horas, a morte de Steve Jobs gerou mais de oito milhões de menções no Twitter, tornando um dos assuntos de maior destaque no ano em Tecnologia, ao lado do sucesso das versões do iPad. Outro assunto que ganhou notoriedade foi a chegada do iPhone 4S às lojas do Brasil. Uma semana antes de estar nas lojas, o produto já tinha sido citado mais de um milhão de vezes no Twitter e, na semana do Natal, atingia a marca de quase 350 mil menções na rede.

Economia
Neste segmento a novidade do Black Friday movimentou as redes e a hashtag #blackfriday também foi parar nos Trending Topics. Outro assunto que gerou polêmica e repercussão foi a licença para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, principalmente com o Projeto Gota D’Água, que reuniu diversos artistas e ativistas contra a construção, movimentando mais de 480 mil pessoas na fan page do projeto.

Política
Na categoria Política, o ano foi das mulheres, com destaque para a presidente Dilma Roussef e Angela Merkel, chanceler da Alemanha. O termo “mulheres no poder” gerou mais de 170 mil resultados de busca no Google. As mortes de Osama e Kadafi, dominaram as redes sociais, só a hashtag #osama ultrapassou a marca de cinco mil tweets por segundo, conforme dados oficiais do Twitter. Conteúdos a respeito também foram publicados no YouTube e os dois vídeos mais populares sobre a morte de Kadafi tiveram quase 500 mil visualizações.

Comportamento
O Casamento Real foi um dos grandes destaques da categoria. Foram 72 milhões de visualizações no YouTube no dia da cerimônia – o casamento mobilizou a criação de eventos no Facebook como o 1º Churrasco de Casamento do Príncipe Willians, que somou 300 mil participantes confirmados na rede. Outro assunto bastante repercutido foi a morte da cantora Amy Winehouse, que gerou mais de 470 mil tweets no fim de semana do falecimento. Já o festival Rock in Rio movimentou diferentes redes: mais de 300 mil seguidores no perfil oficial do Twitter, quase 600 mil likes na sua página no Facebook, cerca de 11 mil check-in pelo Foursquare e nada menos que 3,4 milhões membros em comunidade do Orkut.

Fonte: Proxxima
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s