Venda de passagem aérea deve desacelerar

Demanda deve crescer 10% em 2012, ante os 20% registrados no ano passado

A quantidade de passageiros transportados pelas companhias aéreas cresceu 20% em 2011, mas a previsão é que esse percentual caia para 10% para este ano, performance superior à média mundial, mas ainda abaixo da expectativa inicial de expansão de até 15% para 2012.

Por um lado, os resultados são alavancados pela substituição do ônibus pelo avião, especialmente na classe C. Mas ganham também o freio provocado pela desaceleração da economia mundial. As líderes do setor, TAM e Gol, por exemplo, somam um prejuízo líquido combinado de R$ 1,2 bilhão de janeiro a setembro, sendo R$ 843,2 milhões da Gol e R$ 430,5 milhões para a TAM, de acordo com informações publicadas na edição dessa segunda-feira, 2, pelo jornal Valor Econômico.

As empresas de médio porte, como Azul Linhas Aéreas e Trip Linhas Aéreas, devem concentrar, assim, as melhores oportunidades de crescimento. A primeira pretende incorporar até 22 aeronaves em 2012, acumulando 71 aviões na frota. Já a Trip, deve ganhar 24 aeronaves, totalizando uma frota com 79 aviões até o fim deste ano.

Negócios
O processo de integração entre a chilena LAN Airlines e a TAM Linhas Aéreas deve ser concluído em abril, originando um dos 20 maiores grupos aéreos do mundo, a Latam. Enquanto isso, a American Airlines, a terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos, inicia o ano operando em regime de concordata. O pedido foi feito no dia 29 de novembro de 2011, reportando ativos de US$ 24,7 bilhões e dívidas de US$ 29,5 bilhões.

Já na aviação nacional, espera-se para o ano de 2012 a definição da compra da Webjet pela Gol. A integração das atividades de ambas as empresas ainda aguarda o parecer final do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Gol, aliás, teve 2,9% das suas ações compradas pela americana Delta Airlines, numa transação avaliada em US$ 100 milhões. Era esperada ainda para 2012 a conclusão da compra de 31% da regional Trip pela TAM, mas a companhia presidida por Líbano Barroso acabou desistindo do negócio.

Previsões
A estimativa da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) é que o lucro do setor gire em torno de US$ 3,5 bilhões, ante uma projeção inicial da ordem de US$ 4,9 bilhões. Na América Latina, a previsão caiu de US$ 600 milhões para US$ 200 milhões. Em contrapartida, no Brasil, as operadoras terão margem para reajustar seus preços. Pesquisa da Carlson Wagonlit Travel (CWT) aponta para um aumento de 6,9% no preço dos bilhetes aéreos em 2012.

Fonte: M&M

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