OCDE confirma retração na elite global

Segundo trimestre de 2011 foi o quarto período consecutivo de desaceleração, diz o órgão internacional

Em seu relatório trimestral, divulgado nesta segunda-feira, 22, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicou nova desaceleração no Produto Interno Bruto de seus 34 países-membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia). Trata-se do quarto recuo consecutivo do indicador, que teve avanço de 1,6%, contra 2,4% registrados nos três primeiros meses de 2011.

A retração foi marcadamente mais forte na zona do euro, afirma o documento da OCDE, “onde o crescimento diminuiu para 0,2%, comparado ao 0,8% do trimestre anterior. Na Alemanha, o crescimento do PIB recuou para 0,1% contra 1,3% do trimestre passado, e, na França, o crescimento foi de 0%, contra 0,9% nos três meses anteriores”. Consideradas as duas maiores economias europeias, França e Alemanha chegaram a ser apontadas ano passado como fortalezas financeiras diante do cenário de crise.

Nos EUA, o avanço do PIB foi de 0,3% no segundo trimestre de 2011, contra 0,1% no primeiro. “No entanto”, lembra o relatório, “as últimas estimativas para os EUA, as do primeiro trimestre, haviam refletido uma significativa revisão para baixo, na comparação com o 0,5% previsto em junho anterior”.

Nações economicamente emergentes como Chile, Turquia e Coreia do Sul não são mencionadas no documento, focado nos polos críticos para o cenário global.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s