Google Chrome é usado por 20% dos internautas

Em dois anos, número de usuários do sistema aumentou sete vezes, segundo empresa de monitoramento

Em junho de 2009, o Chrome, navegador desenvolvido pelo Google em setembro do ano anterior, era usado por 2,8% dos internautas do planeta. Hoje, esse índice é sete vezes maior: 20,7%. Ou seja, em média, um em cada cinco usuários de internet navegam por meio do browser do Google. A informação vem de levantamento recém-divulgado pela empresa de monitoramento StatCounter.

Dentre os maiores concorrentes, aquele que mais decaiu no período de dois anos foi o Internet Explorer, da Microsoft. O I.E. era utilizado por 59% dos internautas e, agora, por 44%. O Mozilla Firefox, da Fundação Mozilla, registrou queda mais amena: de 30% para 28%.

Na lanterna, o Opera, da norueguesa Opera Software, e o Safari, navegador da Apple que motivou algumas inovações popularizadas pelo Firefox e pelo Chrome, seguem em relativa estabilidade. O primeiro caiu de 3,36% para 1,7%, num movimento já observado no fim de 2009; e o segundo cresceu de 2,9% para 5%.

O diferencial na maneira de a StatCounter apurar a quantidade de usuários de cada browser está no fato de a empresa verificar a partir de qual navegador os internautas acessam os sites. Dessa forma, não importa se alguém tem instalado outros browsers no computador, mas qual deles utiliza.

Para o Google, a expansão do Chrome pode estar só começando, uma vez que o notebook criado pela empresa, batizado de Chromebook, já está sendo vendido nos EUA e na Europa desde 15 de junho último. A máquina tem como principal inovação o fato de não usar um sistema operacional clássico, como o Windows, e, sim, o Chrome como forma de acessar todo tipo de recurso, da caixa de entrada de e-mails até um programa para redigir textos, à la Microsoft Word.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s