PIB cresce 1,3% no primeiro trimestre

Segundo o IBGE, o consumo das famílias diminuiu 1,7 ponto percentual em relação ao fim de 2010

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou 1,3% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao período final do ano anterior. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 3, o crescimento é ainda maior quando comparado ao do primeiro trimestre de 2010: 4,25%.

A alta já era esperada por analistas financeiros. A maioria deles indica que o segundo trimestre deve registrar desaceleramento graças às medidas do governo para conter a expansão da economia, como o aumento dos juros.

Quando comparado ao ano passado, o crescimento do PIB é atribuído principalmente à ampliação do setor de serviços, que avançou 4%. Já na comparação com o trimestre anterior, quem puxa o aumento são a agropecuária (aumento de 3,3% por causa das boas safras de soja, milho, arroz e algodão) e a indústria (2,2%).

Consumo e investimentos

De acordo com o levantamento do IBGE, a despesa de consumo das famílias teve variação de 0,6% — 1,7 ponto percentual menor ante os 2,3% do trimestre anterior. A despesa de consumo da administração pública cresceu 0,8%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) — que corresponde aos investimentos feitos no País — cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao fim do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, a FBCF avançou 8,8%.

Tanto as exportações quanto as importações de bens e serviços apresentaram quedas de 3,2% (receita de R$ 100,6 bilhões) e 1,6% (R$ 112,1 bilhões), respectivamente.

Fonte: M&M

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s