Confiança do consumidor cai 2,4% em maio

Índice, calculado pela FGV, chegou ao menor nível desde janeiro do ano passado

Caiu pelo terceiro mês seguido o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Houve queda de 2,4% em maio, na comparação com abril, um recuo maior que o do mês passado, quando o indicador caiu 1,6% ante março, na série com ajuste sazonal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 25.

Na escala de 0 a 200 usada pela FGV (quanto mais perto do “200”, mais confiança), o indicador cravou 115,4 pontos em maio — o menor nível desde janeiro de 2010, quando o índice alcançou só 112,6 pontos. Em relação a maio do ano passado, a queda foi de 1,2%.

O Índice de Situação Atual diminuiu de 140,6 para 137,2 pontos em maio. A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica local no momento como boa caiu de 29,2% para 25,8%. A parcela daqueles que a julgam ruim passou de 21,2% para 21,8%.

O Índice de Expectativas diminuiu de 106,3 para 103,8 pontos no período. O percentual de consumidores que preveem melhora na economia local diminuiu de 26,4% para 21,4%, enquanto a proporção dos que esperam piora aumentou de 19,8% para 21,6%.

O ICC é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, pesquisa realizada mensalmente pela FGV com base numa amostra com mais de 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras. As entrevistas para gerar este último índice foram realizadas entre 2 e 20 de maio de 2011.

(com Agência Brasil)

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s