As marcas na mira do internauta

Pesquisa inédita da Plataforma ProXXIma, em parceria com o Grupo Troiano de Branding, com o Ibope, mais o suporte do eBit, aponta produtos e serviços com DNA digital mais evoluído

“Vamos apontar o grau de digitalidade das marcas”, anunciou o diretor da Plataforma ProXXIma, Pyr Marcondes, no início do painel “A Inteligência Digital das Marcas” do ProXXIma 2011. A conferência mostrou uma pesquisa inédita feita pelo Grupo Troiano de Branding com o Ibope, mais suporte do eBit, que revela quais são os produtos e serviços com a comunicação mais desenvolvida no ambiente digital.

Para tanto, foram avaliados os principais players de sete grandes categorias: automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e vestuário/moda. Participaram especialistas da R/GA, da Bullet e da F.Biz. Foram feitas perguntas sobre o quanto cada marca investe no enriquecimento de sua comunicação com o internauta.

“Temos um painel com mais de um milhão de pessoas. Coletamos os depoimentos rapidamente, em duas ondas de perguntas”, afirmou Pedro Guasti, da eBit. Dos 1450 entrevistados, todos passam mais de 35 horas por dia na internet.

Na categoria de automóveis, o primeiro lugar foi a Fiat, seguida pela Volkswagen e pela Chevrolet. Segundo o depoimento espontâneo de um consumidor, a Fiat tem o “melhor site, e estimula a interação”.

Entre os bancos, venceu Itaú, seguido por Banco do Brasil e Bradesco. A comunicação digital do Itaú, iniciada há um ano, ajudou, mas vale lembrar que esses três primeiros lugares são os mesmos dos principais rankings de valor de marca do Brasil.

Se as cervejas dominam a TV, na internet apenas uma ficou na primeira posição: Skol. Em segundo e terceiro lugares, só rótulos importados: Johnny Walker e Smirnoff.

Nos eletrodomésticos, dominaram marcas tradicionais que souberam se digitalizar. Eletrolux, Brastemp e Arno, em ordem decrescente na lista.

Como pós-venda é essencial no segmento de eletrônicos, esse foi o diferencial para a vitória da Sony na categoria. Em segundo e terceiro lugares, vieram Samsung e HP.

A rivalidade extrema no mercado brasileira de te telefonia se refletiu nos vencedores dessa categoria. TIM e Vivo empataram no primeiro lugar, seguidos pela Oi.

Em “vestuário/moda”, o primeiro lugar ficou com a Nike, grife que tem se tornado sinônimo de inovação – esse valor, além da ousadia, foi citado como um fator constante importante para a marca. No pódio, também figuraram C&A e Adidas.
O estudo também alcançou algumas conclusões.

O consumidor se coloca em primeiro lugar: são apenas as suas necessidades e desejos que devem ser atendidos, de modo que as peculiaridades transmitidas pela publicidade digital perdem espaço diante de disso. Vê-se também que se caminha para um mundo sem o “Muro de Berlim” entre online e off-line. Por isso, é preciso integrar analógico e digital dia-a-dia, descobrindo novas possibilidades de sinergia em ambos os meios. A pesquisa, a partir de agora, será realizada anualmente.

Fonte: M&M

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