Abril cria rede digital com blogs associados aos seus conteúdos

Conceito “adnetworks” agrega parceiros à audiências segmentadas, um mercado de R$ 200 milhões; IAB criou comitê

A divisão de publicidade digital do Grupo Abril, dirigida pelo executivo André Almeida, está consolidando projeto para formação de rede de parceiros para sua estrutura de mais de 50 sites disponibilizados na internet que, segundo o Google Analytcs, geram 43 milhões de ‘unique visitors’ e 367 milhões de ‘page views’ mensalmente. Pelos cálculos, os 43 parceiros da rede da Abril Digital vão trazer mais de 80 milhões de page views a atual malha de audiência.

Internamente, Almeida e sua equipe batizaram a estratégia de “ad networks”. Essa extensão vai proporcionar mais audiência às marcas da Abril na web e, consequentemente, ampliar o volume de vendas de publicidade. A ideia é associar aos conteúdos da Abril “blogs bem produzidos” e com adesão do público, “mas que têm pouca estrutura de vendas de publicidade”.

Esse mercado de adnetworks nos Estados Unidos, onde a tática mercadológica foi introduzida, movimenta por ano cerca de US$ 2,5 bilhões. Pelos estudos monitorados por técnicos da Abril, com informações de várias fontes do mercado publicitário, o Brasil já contabiliza pelo menos R$ 140 milhões e deve ultrapassar os R$ 200 milhões ainda neste ano. A Abril se estrutura para assegurar fatia desse bolo de negócios de mídia. Segundo Almeida, o IAB (International Advertising Bureau), “já criou um comitê de trabalho para estudar o assunto”.

Na segmentação feminina, a Abril agrega blogs como o “Chata de Galocha” (www.chatadegalocha.com), atualizado diariamente por Lu Ribeiro e mais nove colaboradores para atender a demanda de 169 mil unique visitors e 1,1 milhão de page views auditados pelo Google Analytics. O “Pergunte ao Urso” (inblogs.com.br/pergunteaourso) é um personagem que responde questões encaminhadas por mulheres, uma audiência de 207 mil unique visitors e 624 mil page views. O http://www.sexoerelacionamento.com.br tem 170,6 mil unique visitors e 343,8 mil page views e seu posicionamento é de consultório virtual sobre vida afetiva, sexual e familiar. O Bazar Pop (www.bazarpop.com.br/blog), com dicas de bazares, liquidações gera 114 mil unique visitors e 292,5 mil page views.

Ao todo, os blogs parceiros da rede dos títulos femininos da Abril na web, entre os quais Gloss, Nova, Claudia e Elle, agregam 3,9 milhões de unique visitors e 18,8 milhões de page views. Eles são subidivididos por áreas: nove em comportamento (852, 8 mil unique visitors e 2,7 milhões de page views), sete em moda (1,4 milhão de unique visitors e 3,6 milhões de page views), quatro em entretenimento (619,8 mil unique visitors e 4,3 milhões de page views) e um em artesanato (51, 6 mil unique visitors e 135,5 mil page views).

“É um volume considerável de audiência que chega às marcas da Abril que estão disponíveis no universo digital. Esses blogs têm conteúdo de ótima qualidade e respaldo dos leitores. Fizemos uma análise e concluímos que uma rede com cerca de 30 parceiros poderia ser uma ótima alternativa para os anunciantes e mídias das agências. Na área de tecnologia, por exemplo, a rede tem o iMasters (www.imasters.com),com i,3 milhão de unique visitors e 2,4 milhão de page views. O blog Mac Magazine (info.abril.com.br/noticias/apple), relacionado ao universo Apple, mas também aos gadgets, devices eletrônicos, web e tecnologia de ponta, gera um tráfego de 362,1 mil unique visitors e 2,4 milhão de page views”, destacou Alexandra Mendonça, do marketing de negócios da publicidade digital da Abril.

No segmento de tecnologia a Abril Digital estende sua audiência em 1,6 milhão de unique visitors e 4,9 milhões de page views. Na área de entretenimento a Abril Digital arregimentou cinco parceiros, como o líder http://www.dicionarioinformal.com.br, um dicionário definido pelos leitores na web, proporcinam 1,1 milhão de unique visitors e 12,1 milhões de page views. Os parceiros de decoração, entre os quais o http://www.acasaqueinhaavoqueria.com, trazem mais 716,4 milhões de unique visitors e 962 mil page views. Os blogs masculinos, como o http://www.supervasco.com. garantem mais 1,4 milhão de unique visitors e 6,4 milhões de page views.

André Almeida diz que a Abril Digital está agregando na rede de parceiros algumas redes sociais. O Sonico (www.sonico.com.br), com 50 milhões de usuários registrados no mundo, dos quais 10 milhões no Brasil, ajuda as pessoas na organização pessoal no universo online. O Sonico gera 44 milhões de page views. A rede Daily Motions (www;dailymotion.com/br, que permite a audiência fazer intervenções presenciais de notícias, entre outras possibilidades interativas, atrai 7,7 milhões de page views 1,046 milhão de unique visitors.

“A intenção da rede é atender as demandas dos usuários da Abril na web, sejam eles leitores dos conteúdos, ou os que querem se aproveitar do volume de audiência para anunciar. Temos formatos como o Super Banner, de 728 x 90 mm e capacidade de 15 kb. A divisão digital da Abril também atua nos segmentos mobile e de tablets como iPad, tablet que já abriga conteúdos de Veja, Exame, Alfa, Lola, Super Interessante e promete para os próximos dias Quatro Rodas, finalizou Almeida.

Por Paulo Macedo

Fonte: Propmark

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s