Barça e Real: muito mais do que um jogo de futebol

Finalistas da Copa do Rei da Espanha e times que mais faturam com marketing, catalães e madrilenos disputam a supremacia financeira do futebol mundial

Ao adentrarem no gramado do estádio Mestalla, em Valência, na Espanha, nesta quarta-feira 20, pela final da Copa do Rei, Barcelona e Real Madrid levarão a campo muito mais do que a maior rivalidade esportiva, histórica e cultural do país. Está em jogo também a supremacia financeira do futebol mundial.

Os arqui-inimigos são os dois times com maior faturamento no planeta. Juntos, arrecadaram 836,7 milhões de euros em 2010, segundo o Football Money League, relatório publicado anualmente pelo escritório inglês da Deloitte.

O Real Madrid é o número 1 há seis temporadas. O Barcelona assumiu a segunda colocação nos últimos dois anos. A diferença de receitas entre os dois em 2010 ficou em 41 milhões de euros: os madrilenos somaram 439 milhões de euros, e os catalães, 398 milhões de euros.

A concorrência é parelha também em relação às receitas de marketing. Segundo a área esportiva da consultoria BDO RCS, o Real Madrid amealhou 145 milhões de euros com suas ações e patrocínios em 2010; o Barcelona, 120,9 milhões de euros. A disputa pelo topo ficará ainda mais acirrada nos próximos anos.

Isso porque o Barcelona, pela primeira vez em sua história, passará lucrar com a venda de espaços publicitários em seus uniformes de jogo. O contrato assinado com a Qatar Foundation, em dezembro do ano passado, renderá aos cofres do clube, anualmente, cerca de 25 milhões de euros. É o mais valoroso acordo do tipo em vigência.

A obsessão de ambas as agremiações em superar o rival acaba por favorecer economicamente a Espanha. Segundo a BDO RCS, os montantes movimentados a partir das paixões de merengues (como são conhecidos os torcedores do Madrid) e culés, (como são chamados os fãs do Barcelona) representarão 0,1% do PIB espanhol em 2013. Ou seja, um em cada mil euros gerados no país será resultado direto das performances financeiras da dupla de clubes.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s