Hora de apagar a luz

Brasil participa pelo terceiro ano consecutivo da Hora do Planeta, com patrocínio de Banco do Brasil, Coca-Cola, HSBC, Rossi e Tim

Promovida pela WWF, organização não-governamental dedicada à conservação da natureza, neste sábado 26 ocorre a edição 2011 da “Hora do Planeta”. Empresas, instituições públicas, universidades e residências vão se mobilizar e apagar suas luzes das 20h30 às 21h30, como forma, ainda que simbólica, como alerta para a preservação de recursos naturais.

A Hora do Planeta é uma iniciativa global, destinada a promover ações onde governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com as questões climáticas. O evento começou em 2007 na Austrália. Em 2010, a Hora do Planeta reuniu cerca de um bilhão de pessoas em 4.200 cidades, em 125 países. Por aqui, a iniciativa tem patrocínio de Banco do Brasil, Coca-Cola, HSBC, Rossi e Tim.

Os países do G20, assim como outras 105 nações, apagaram as suas luzes na Hora do Planeta. Monumentos como Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State foram alguns dos 1383 ícones que ficaram no escuro por 60 minutos. A expectativa dos realizadores é superar a marca de 2010.

A ONG também lança a “60+”, plataforma de mobilização para envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos. “A ideia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem do lixo, envolvendo governos, empresas e cidadãos, para que o ideal da Hora do Planeta alcance todos os dias do ano”, explica João Gonçalves, coordenador de projetos especiais da WWF-Brasil.

Uma onda nacional
A Tim iniciou uma campanha de mobilização da população para o movimento, que se estende até o dia do evento mundial, com o envio de mais de 15 milhões de mensagens de texto convidando a participar da ação.

Com foco tanto nos consumidores quanto nos colaboradores da empresa, a Rossi tmbém fará ações para a inicitativa. “Queremos estimular a participação de todos que mantêm relacionamento com a Rossi para conscientizá-los de que a nossa casa não é somente o lugar em que moramos, mas é o mundo em que vivemos”, comenta a gerente de marketing institucional da companhia, Vivian Cukier.

A Rede Eldorado é a rádio oficial do evento em São Paulo. Durante a semana toda veiculou boletins com a participação de colaboradores como Manoel Beato, Renata Falzoni, Patricia Palumbo e Baba Vacaro, dando dicas sobre o que fazer no escuro, durante a hora dessa ação. Durante o protesto, a equipe de reportagem da emissora fará um giro pela cidade, noticiando os prédios que apagarem suas luzes. “Para nos é um orgulho participar de ações como essa, pois retrata o espírito da rádio”, comenta Paulina Chamorro, coordenadora de projetos de cidadania e meio ambiente da emissora. É a última ação da rádio antes da mudança de frequência – relembre a mudança aqui.

A campanha publicitária deste ano leva a assinatura da agência 141 SoHo Square, que desenvolveu peças para as mídias impressa, TV, rádio e internet. “A campanha tem uma linguagem simples, que pretende ecoar pra todas as esferas da sociedade”, explicou Mauro Motorin, CEO da 141 Soho Square.

No Rio de Janeiro acontecerá o encontro “Sob a Luz do Samba”. Com coordenação da Via Press, baterias de quatro escolas de samba (Estação Primeira de Mangueira, União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Grande Rio e Portela) farão um show a céu aberto na Lapa, no centro histórico da cidade.

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo, também criou uma ação exclusiva para o evento. As luzes da fachada do prédio que abriga o Museu de Arte Brasileira serão apagadas a partir das 20h30. Todos acenderão velas na hora em que as luzes forem apagadas simbolizando a união pela preservação da Terra. Antes disso, será desenvolvida uma ação especial, quando luzes serão projetadas na fachada formando um show de cores e efeitos luminosos ao ar livre. A técnica utilizada será a projeção mapeada em 3D. Acompanhada por música ambiente, a apresentação busca chamar a atenção para causa.

Cidadãos, empresas e demais organizações podem obter mais informações e deixar comentários no site da iniciativa.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s