Economia brasileira tem a maior alta em 24 anos

PIB nacional no ano de 2010 foi 7,5% maior do que o registrado no ano anterior; setor industrial foi o que obteve a maior expansão

A economia brasileira avançou 7,5% em 2010, provando uma grande recuperação após o período de crise financeira, vivenciado no ano de 2009. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira 3 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País teve, em 2010, o maior crescimento econômico dos últimos 24 anos.

A expansão ficou na margem prevista pelos analistas, que estimavam um salto próximo dos 7% no PIB nacional por conta do aquecimento de todos os setores da esfera da economia brasileira, sobretudo o consumo familiar. A mesma taxa decrescimento econômico foi registrada pela última vez no ano de 1986.

Em valores, o Produto Interno Bruto Nacional alcançou o montante de R$ 3,675 trilhões no ano de 2010. Na avaliação de 2009, as instabilidades globais fizeram com o que o PIB sofresse uma queda no inicio do ano, tendo ensaiado uma recuperação somente nos meses finais de 2009. Em geral, o Brasil havia fechado 2009 com uma retração de 0,6% em sua economia.

Setores
O setor industrial foi o de maior crescimento para a economia nacional em 2010. Segundo o IBGE, as atividades da indústria brasileira tiveram uma expansão de 10,15% em comparação com o ano anterior. Em segundo lugar, o consumo das famílias brasileiras também foi uma forte mola a impulsionar a economia nacional. O setor cresceu 7% em comparação com o ano de 2009.
O setor agropecuário apresentou uma expansão de 6,5% em comparação com o ano anterior e o setor de serviços fechou 2010 com uma alta de 5,4%. Já o consumo do governo cresceu 3,3% no ano.

Fonte: M&M

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s