Mídias digitais alimentam e pautam meios tradicionais

Agência DM9DDB formaliza Social Team com 15 profissionais e cria conceito ‘anywhere office’

Sob a liderança do presidente Sérgio Valente, a DM9DDB processa mais um capítulo no seu inesgotável repertório de mudanças gerenciais. O novo passo é a formalização de algo que já vinha sendo conduzido pela agência, mas sem uma setorização específica. Nasce então o Social Team, um grupo de 15 executivos que vão se dedicar em tempo integral “a único cliente” com o fundamento básico de “construir relevância e estratégia digital”. A nova área será comandada por Bruno Tozzini, head de social media, e Philippe Bertrand, diretor de conteúdo. A marca Sukita já tem o suporte exclusivo de Andressa Nascimento, uma espécie de ‘community manager’, e de Steve Pereira, assistente de conteúdo e monitoramento.

Na avaliação de Sergio Valente, o Social Team é mais um movimento rumo a um modelo gerencial que não vai mais permitir fronteiras. Porém, os nichos específicos vão se retroalimentar, um fenômeno da era digital e do poder participativo dos consumidores que podem interferir de forma inexorável nos processos de comunicação, para o bem ou para o mal. Valente está com olhar atento aos fenômenos gerados por mídias sociais como Twitter, Orkut e Facebook, por exemplo.

“As mídias sociais estão pautando as mídias tradicionais e esse é um fenômeno que não tem mais volta”, resumiu o presidente da DM9DDB e sócio da holding ABC. Valente usa como exemplo para o seu raciocínio o fenômeno musical do momento “Minha mulher não deixa não” cujo vídeo já contabilizou no YouTube” cerca de 7,5 milhões de views desde que foi postado em outubro e catapultou para o sucesso o desconhecido Reginho em apenas três meses. “Tudo começou com um vídeo doméstico sem grandes pretensões. Hoje ganha espaço de página inteira na Folha de S.Paulo e minutos preciosos no Faustão com tratamento de estrela. É um fenômeno referendado por uma mídia social e o efeito da viralização na web abre caminho para revistas, TVs, jornais e rádios”, acrescentou Valente.

Ele também cita como exemplo do poder mobilizador das mídias sociais e digitais as manifestações no Egito que terminaram derrubando uma ditadura de 30 anos. “Elas são responsáveis por acender o pavio do canhão”, disse Valente que gosta de ser mutante, não como na canção que pede solidão para esse estado de espírito, mas para buscar inovação capazes de multiplicar e melhorar gestão e processos de negócios.

“Temos que mudar sistematicamente para não ficarmos para traz. Com tantas novidades, temos que acelerar o passo. Vou anotando e apagando tudo, mas na buscar pela reinvenção. Agora é a hora do Social Team. As agências de comunicação e seus executivos são coadjuvantes do protagonista que é o consumidor. Então temos que ter o espírito da mudança para trabalhar para o protagonista que é o consumidor. Temos que ficar ligados que mídia digital tanto pode construir como destruir. “Outro dia entrei em contato com um vídeo Tono me sara que pode virar hit como o da mulher que não deixa o marido sair sozinho. Ou não. É o poder das mídias sociais que coloca audiência no centro das decisões. Que ela pauta a mídia tradicional, não tenho dúvida”, acrescentou Valente.

O presidente da DM9DDB, além de alertar o mercado para “ter maior atenção para não perder o timing”, diz que o espaço físico da agência não se restringe aos metros quadrados da edificação, como o prédio que abriga sua operação em São Paulo. Como não gosta de rótulos, prefere definir como uma ‘anywhere agency’. “Quero essa amplitude. Uma agência que pode ser acionada de qualquer lugar. Muitas agências realizam reuniões em São Francisco nos cafés Starbucks. Temos benchmark do Google que desestruturou o escritório clássico. Não é apenas um home office, mas um conceito de mobilidade. A DM9DDB é uma Mobility Agencie”, planeja Valente.

A agência cita três cases mercadológicos que têm como base o conceito da ‘social media’ como ativadora da mídia tradicional.

Brastemp: “Como parte da campanha ‘Inspiração Muda Tudo’ e a vida fica assim uma Brastemp, a DM9DDB fez uma ação que começava em rádios. Durante determinados dias entre setembro e outubro do ano passado, compramos espaço nas 11 maiores rádios de São Paulo e veiculamos o spot simultâneamente. A reação das pessoas foi gravada e foi feito um viral postado no youtube (veja aqui). Eis alguns resultados: Views do vídeo 1.863.993; mais de  1.000 comentários vídeo; 3.442 favoritos; 4.429 avaliações; 4.782.791 impactos no Twitter; 377 posts em blogs; 1.563.333 page views por dia impactando a Blogosfera”.

Estrela/Ferrorama: “Ao descobrir uma comunidade com quase quatro mil fãs do Orkut, a DM9DDB levou ao presidente da Estrela, Carlos Tilkian, a proposta de uma ação, a marca desafiaria a comunidade a cumprir uma prova de fé pedindo o relançamento do brinquedo. Se cumprissem, o Ferrorama voltaria a ser vendido. A Estrela topou. O Tilkian gravou um vídeo postado na comunidade, a desafiando a ir ao Caminho de Santiago de Compostela, percursos percorridos pelos peregrinos de todo o mundo, montar o Ferrorama nos últimos 20 km. Com o detalhe: como o produto não era mais produzido, os trilhos teriam que ser arrecadados pelas redes e a locomotiva não poderia cair em momento algum. Um grupo de 10 pessoas embarcou para a Espanha, cumpriu o desafio e a Estrela relançou o produto. Todo o registro da ação foi feita e repercutida por meio das redes sociais em http://www.twitter.com/voltaferrorama. O resultado: 1.257.000 impactos em blogs; 2.100.000 impactos em sites; 1.596.177 impactos em mídia de massa; 432.327 impactos em Twitter;  762 ‘followers’ em dois meses.

BEP Roadie: “A idéia era um reality show realizado nas redes sociais finalistas como aprendizes de roadie da banda Black Eyed Peas. Em menos de três meses a ação, criada pela DM9DDB e Mondo Entretenimento atingiu cerca de 6,5 milhões de pessoas em mídia espontânea, mais de 3,9 milhões de impactos no Twitter, 1 milhão de pessoas no Orkut, mais de 100 mil views no YouTube. Além de chamadas no rádio impactando 2,3 milhões de pessoas”.

por Paulo Macedo

Fonte: Propmark

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s