Conheça os maiores anunciantes do Brasil em 2010

Os grandes destaques no ranking do Ibope Monitor são as concorrentes Reckitt Benckiser e Procter & Gamble

Duas companhias multinacionais concorrentes no segmento de higiene e limpeza são os grandes destaques no ranking dos maiores anunciantes do Brasil em 2010, que está sendo finalizado nesta semana pelo Ibope Monitor. A Reckitt Benckiser inflou sua verba de mídia em 80,3%, subindo da 16ª para a 8ª posição. E a Procter & Gamble não deixou por menos, investiu 97% mais e saltou do 24º para o 9º lugar.

Também aumentaram consideravelmente seus investimentos, bem acima da média geral de 19%, a Hyundai Caoa (78%), a Cervejaria Petrópolis (65,7%) e o Grupo Pão de Açúcar (54,1%).

Os rankings oficiais relativos ao investimento publicitário na mídia brasileira em 2010 devem ser divulgados pelo Ibope Monitor nos próximos dias. O avanço médio do mercado de 19% é um ótimo resultado, que supera os crescimentos registrados nos anos anteriores: 7% em 2009 e 12% em 2008.

Os números consideram oito meios: TV aberta (37 mercados), revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet. Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos. O instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.

Confira, a seguir, a lista das empresas anunciantes que mais compraram mídia no Brasil em 2010, com os valores de investimentos (em R$) reportados pelo ranking do Ibope Monitor, e, entre parênteses, a variação percentual na comparação com o ano anterior:

Casas Bahia – 3.095.281.000 (1,2%)

Unilever – 1.930.001.000 (-0,6%)

Hyundai Caoa – 1.324.532.000 (78%)

Ambev – 1.241.776.000 (35,8%)

Caixa Econômica Federal – 980.808.000 (15,8%)

Bradesco – 926.195.000 (26%)

Fiat – 876.904.000 (18,8%)

Reckitt Benckiser – 830.084.000 (80,3%)

Procter & Gamble – 734.267.000 (97%)

10º Volkswagen – 702.970.000 (44,6%)

11º Petrobras – 663.488.000 (21,3%)

12º Cervejaria Petrópolis – 659.327.000 (65,7%)

13º Grupo Pão de Açúcar – 649.518.000 (54,1%)

14º Ford – 627.149.000 (12,6%)

15º GM – 607.303.000 (19,5%)

16º Vivo – 589.156.000 (29,1%)

17º Itaú – 577.914.000 (39,1%)

18º Coca-Cola – 575.619.000 (16,8%)

19º TIM – 566.452.000 (-2%)

20º Colgate Palmolive – 566.324.000 (31,4%)

21º Peugeot Citroën – 539.976.000 (46,6%)

22º Hypermarcas – 526.496.000 (-22,8%)

23º L´Oreal – 444.060.000 (*)

24º Banco do Brasil – 433.566.000 (29,9%)

25º Danone – 421.756.000 (-9,2%)

26º Claro – 401.998.000 (-11,2%)

27º Renault – 385.467.000 (*)

Total Geral (todos anunciantes) – 76.256.415.000 (19,1%)

Fonte: Ibope Monitor. (*) Não apareciam entre os 30 primeiros em 2009. São desconsiderados: anunciantes governamentais cujas verbas são destinadas a campanhas públicas; campanhas beneficentes; ONGs; associações de classe; todos os veículos de comunicação; e infomerciais e televendas. Empresas pertencentes em sua totalidade acionária (100%) a grupos de comunicação, que não sejam veículos, são excluídas na totalidade apenas do grupo ao qual pertence.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s