As 10 mais lidas do M&M Online em 2010


Site lista as notícias que mais despertaram o interesse dos leitores ao longo do ano

Ao longo do ano, o M&M Online dedicou-se à cobertura de fatos e acontecimentos que movimentaram o mercado publicitário em 2010. Foram vários os fatos das áreas de comunicação, marketing e mídia que chamaram a atenção do público e que mereceram destaque na home do site.

Para marcar o fim de mais um de ano de cobertura jornalística, o M&M Online lista, pela ordem, as dez notícias mais lidas de 2010:

1Confiança nos amigos cai com redes sociais

Numa época em que ferramentas como o Twitter e o Facebook são os principais palcos da troca de mensagens e de opiniões entre as pessoas, a credibilidade sobre o que os amigos e colegas dizem a respeito das marcas e produtos que consomem vem caindo.

Foi isso que mostrou um levantamento feito pela Edelman em fevereiro, que chamou a atenção dos internautas e ficou em primeiro lugar no ranking das notícias mais lidas de 2010 do M&M Online.

Segundo a pesquisa, apenas 25% dos internautas consultados garantiram confiar plenamente nas marcas indicadas pelos seus amigos e colegas nas redes sociais. Em 2008, esse percentual era de 45%. A mudança no comportamento serve como alerta aos anunciantes, que vem a web como o mais direto canal de comunicação com o público.

2- Globo exige e Rosas de Ouro muda enredo

Quando a escola de samba Rosas de Ouro escolheu o cacau como enredo de seu desfile de 2010, poucas pessoas imaginavam que a escola havia conseguido apoio da rede de chocolates finos Cacau Show. Assim que a A TV Globo descobriu a negociação, exigiu que a escola mudasse o enredo, trocando o nome “Cacau é Show” por “Cacau: Um grão precioso que virou chocolate sem dúvida se transformou no melhor presente!” e a letra, que virou “O cacau chegou”.

O refrão do samba-enredo também foi modificado. A pedido da Globo, a escola de samba trocou os versos “Tá na boca do povo/ Cacau é Show’ por “Tá na boca do povo/ O cacau chegou”. Mas a Rosas de Ouro foi campeã do carnaval paulistano e, no desfile das campeãs, cantou a plenos pulmões o samba original.

3- Lata falante da Skol embala torcida brasileira

No clima da Copa do Mundo, nada melhor do que brincar com a rivalidade entre brasileiro e argentinos. A Skol aproveitou a rixa futebolística e criou uma série especial de latas falantes, que foram distribuídas ao mercado na época do mundial da África do Sul. Para divulgar a novidade ao público, a F/Nazca criou uma campanha que mostrava um grupo de argentinos sendo destratado pelas latinhas de cerveja brasileiras.

4- O Twitter de Deus

Uma das figuras mais populares do Twitter, o personagem @OCriador concedeu uma entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem no mês de maio. Com muito humor e sabedoria divina, ele falou sobre seu sucesso na internet e deu conselhos aos publicitários e profissionais do mercado.

5- Conheça os 30 maiores anunciantes do Brasil em 2009

Em janeiro deste ano, o Ibope Monitor divulgou seu ranking dos maiores anunciantes do País. A liderança se manteve com a rede de varejo Casas Bahia, mas as surpresas ficaram por conta de Hyundai Caoa, Hypermarcas e TIM, que pela primeira vez figuraram entre os dez maiores do Brasil.

6- Paris Hilton estrela reposicionamento da Devassa

Em fevereiro, uma loira misteriosa chamou a atenção dos internautas e gerou um forte buzz bem no período do carnaval. Para marcar o relançamento da marca de cerveja Devassa no Brasil – desta vez repaginada e dentro do portifólio da Schincariol – a marca escalou a socialite Paris Hilton, em uma estratégia completa e criativa de mídia que depreendeu um investimento total de R$ 100 milhões.

A campanha começou com um teaser na internet e, depois, foi exibida na TV, revelando quem era a loira misteriosa – em referência ao nome Devassa Bem Loura. Por ser considerada excessivamente ousada, a campanha foi alvo de punições no Conar, levando a agência Mood a fazer um novo comercial, no qual as imagens eram cobertas com tarjas pretas.

7- Anúncio do Extra elimina o Brasil da Copa do Mundo

Por conta de um equívoco, o Extra acabou, sem querer, antecipando em uma semana a frustração do povo brasileiro na Copa do Mundo. Patrocinador oficial da seleção, o grupo supermercadista sempre veiculava anúncios em jornais após os jogos do Brasil e assim o fez, no dia seguinte à partida contra o Chile, pelas oitavas de final, na qual nossa seleção venceu a equipe chilena por 3×0.

Acontece que no dia seguinte à vitória o Extra veiculou uma peça na qual se despedia da seleção e dizia que todos voltariam a se encontrar em 2014. O erro acabou se tornado uma piada na internet e a marca fez um pedido de desculpas. Na semana seguinte, porém, a seleção brasileira seria realmente eliminada pela Holanda, despedindo-se da África do Sul.

8- Abraço de Cristo Redentor repercute no mundo

Em outubro, o Cristo Redentor, o mais famoso cartão-postal do Rio de Janeiro, fechou os braços, simulando um gigante abraço em todo o povo da Cidade Maravilhosa. A ação, feita Casanova de Brasília a pedido da Agnelo Pacheco para o cliente Sesi, foi comentada e destacada pela imprensa do Brasil e de outros países.

O efeito do abraço foi conseguido por uma projeção de luzes e sombras. O sucesso da ação foi tanto que o abraço, que era para acontecer em um único dia, foi executado mais vezes.

9- M&M Online elege a melhor campanha do ano

Para celebrar a criatividade brasileira, o M&M Online promoveu, pela primeira vez, uma enquete para eleger a melhor campanha de 2010. Com base em ações que repercutiram no mercado e em sugestões enviadas pela rede social – em especial, o Twitter -, a equipe do site selecionou dez campanhas, que foram submetidas à escolha dos internautas. No dia 21 de dezembro, o M&M Online revelou a campeã do ano: a campanha “Vai que…”, da Bradesco Seguros, criada pela AlmapBBDO.

10- Os dez virais mais vistos em todos os tempos

Em setembro, o Advertising Age publicou uma lista com os virais mais assistidos pelo público, em todos os tempos. Uma ação feita para a marca Blendtec ficou em primeiro ligar, com a marca de 134 mil visualizações.

Fonte: M&M

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