Economia do País desacelera, mas segue crescendo


PIB nacional teve um desempenho 0,5% superior no terceiro trimestre de 2010; no acumulado do ano, crescimento já é 8,4% superior a 2009

Confirmando a expectativa dos analistas, a economia brasileira tirou um pouco o pé do acelerador após o substancioso crescimento registrado logo após a passagem da crise financeira global. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira 9 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu um percentual de 0,5% no terceiro trimestre deste ano em comparação com os períodos imediatamente anteriores do ano.

Entre os meses de julho e setembro de 2010, a economia nacional movimentou um montante total de R$ 937,2 bilhões. Apesar do crescimento ser baixo em comparação com o trimestre anterior, a quantia conseguiu ser 6,7% maior do que o PIB do terceiro trimestre do ano passado.

Os dados do IBGE atestam o momento de relativa desaceleração da economia nacional, que vem registrando um leve declínio do PIB ao longo de todo o ano de 2010. No primeiro trimestre do ano (entre janeiro e março) o PIB nacional havia registrado um crescimento de 2,3%; já no segundo trimestre (entre abril e junho), o crescimento já foi um pouco menor: 1,8%.

Mesmo com a desaceleração, a economia brasileira continua acumulando um expressivo crescimento, quando comparada com o desempenho do ano passado. Entre os meses de janeiro e setembro, o PIB nacional já é 8,4% maior do que o registrado no igual período de 2009.

Setores
O setor industrial e o agropecuário apresentaram uma queda de desempenho frente ao segundo trimestre do ano. O primeiro movimentou uma quantia 1,3 menor enquanto o segundo teve um desempenho 1,5 inferior. Em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, porém, os dois setores apresentam um forte crescimento: 8,3% no caso do setor da indústria e 7% no caso do agropecuário.

Já o consumo das famílias e o setor de serviços cresceram tanto em comparação com os trimestres anteriores como também em relação ao ano passado.  A quantia movimentada pelo consumo das famílias do País foi 1% maior no terceiro trimestre de 2010 do que no segundo e 4,9% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. O setor de serviços teve um desempenho 1,6% maior do que nos meses de abril, maio e junho deste ano e 5,9% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2009.

Fonte: M&M

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s