Marketing direto vive crise de identidade

Ceo da DMA, Larry Kimmel aponta a necessidade de setor se autoafirmar

A Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) realizou o seminário DMA 2010 no Brasil. O encontro, que aconteceu nos últimos dias 4 e 5, na ESPM, em São Paulo, reuniu profissionais do setor de marketing direto para falar sobre o evento internacional realizado pela DMA (Direct Marketing Association), de 9 a 14 de outubro, em San Francisco, Califórnia.
O DMA 2010 no Brasil contou com a participação do novo ceo da entidade, Larry Kimmel. O executivo falou sobre a crise de identidade que o setor enfrenta. “Para mim, o maior desafio que o marketing direto enfrenta é a percepção e o entendimento errados sobre o que fazemos. Nós somos uma abordagem que, independente do canal, alcança máxima satisfação do cliente e otimiza os resultados de venda. Isso é uma filosofia que não existe em nenhuma outra forma de publicidade”, falou Kimmel.

O ceo da DMA mostrou as definições do marketing direto encontradas na Wikipedia para exemplificar como as pessoas não têm certeza do que é o marketing direto. O que muita gente chama de digital, na verdade não deixa de ser marketing direto. “Agora que estamos em todo lugar, não estamos em lugar nenhum?”, questionou Kimmel.

A vp e diretora de criação da Fábrica, Marisa Furtado, falou sobre as tendências e novidades que viu no DMA 2010. A publicitária apresentou alguns cases de destaque. Entre os projetos está o Pepsi Refresh Project, que já teve participação de 46 milhões de pessoas. A marca pediu que os consumidores sugerissem projetos para causar impacto positivo no mundo. As melhores ideias serão financiadas pela marca.

Marisa também apresentou o case da marca de cosméticos Sephora, que existe desde 1969 e tem uma relação diferenciada com suas clientes. “Além de planejamento, a logística é o que eles fazem melhor e não aparece, mas sempre tem novidade na loja”, contou a vp e diretora de criação da Fábrica. Outro case que mereceu destaque foi o Facebook. O diferencial da plataforma é que ela conecta as pessoas quando elas querem ser conectadas. “É uma plataforma mais estável para ações comerciais e não-comerciais. Não são anúncios convencionais, mas aplicativos”, contou Marisa.

Durante o DMA 2010 no Brasil também foram apresentados os cases brasileiros premiados no festival. Ao todo, foram sete prêmios. Dois Innovation Awards conquistados pelo Bradesco e cinco Echo Awards conquistados pela Salem, Sun MRM, E|Ou e Urban Summer.
O case do Bradesco premiado na categoria Best in Show foi uma ferramenta que centraliza todas as informações dos clientes em uma única tela, ajudando o gerente a oferecer o produto certo aos correntistas.

O outro case do Bradesco, vencedor na categoria Marketing Management, é a o Transpromo. O banco passou a usar o espaço do extrato enviado pelos correios aos correntistas para vender produtos que tivessem aderência aos clientes. A Summer Urban ganhou um Echo Award graças ao trabalho que a agência fez para a Companhia das Letras no lançamento do livro “A Rainha do Castelo de Ar”, de Stieg Larsson. O case “Lisbeth Salander Ganha Vida” engajou fãs da trilogia Millennium nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Outro vencedor do Echo Awards foi o case da Sun MRM para o IHDI (Instituto Humanização e Desenvolvimento Integral). A agência enviou cartões-postais aos comerciantes do bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a ONG atua, com a foto do estabelecimento deles com a fachada modificada com a presença de moradores de rua para pedir doações.

Um trabalho para o terceiro setor também foi o motivo do prêmio da e|ou. A agência fez uma campanha a pedido da Plan para mobilização da população contra o bullying.
A Salem foi premiada por dois cases no prêmio da DMA deste ano. Um para a Escola PanAmericana de Arte e outro para o Comunique-se.

por Cristiane Marsola

Fonte: PropMark

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