São Paulo vira capital do cinema

Mostra Internacional de Cinema acontecerá de 22 de outubro a 4 de novembro em diversas salas da capital

A cidade de São Paulo está prestes a receber, mais uma vez, um dos maiores eventos relacionados ao cinema da América Latina: entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro a cidade sediará a 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema. Com o patrocínio da Petrobrás – que investe no evento há 10 anos – o evento contará com mais de 400 títulos de vários países, além de diversas cinematografias exibidas em mais de 20 espaços pela cidade.

Como de praxe, os cartazes da mostra são produzidos por nomes de peso (na última edição a dupla de grafiteiros OsGemeos foi a responsável pela divulgação do evento): nesta edição, quem assina as artes da mostra é o cineasta alemão Wim Wenders. Além dele, um segundo cartaz assinado pelo cineasta Akira Kurosawa presenteia os cinéfilos e celebra o centenário do mestre japonês – que também conta com a exposição “Kurosawa – criando imagens para cinema” realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. A exposição ficará em cartaz entre os dias 22 de outubro e 28 de novembro, no próprio Instituto.

Mas a mostra também contará com uma outra exposição: intitulada “Lugares, Estranhos e Quietos”, ela se realizará no Masp entre 20 de outubro e 9 de janeiro de 2011, e contará com fotografias inéditas do cineasta alemão Wim Wenders, que também terá seu livro de fotos lançado pela editora Imprensa Oficial dentro da própria Mostra. Além disso, o evento também trará a 11ª edição do Festival da Juventude – que conta com programação de filmes com temática jovem em três salas (Cine Livraria Cultura, Cine Sabesp e Museu da Imagem e do Som).

Além das seções da programação normal da Mostra, o evento traz uma série de exibições especiais ao longo de suas duas semanas, com apresentação de filmes clássicos e homenagens a nomes representativos do cinema. Uma destas exibições especiais é a apresentação – pela primeira vez no Brasil – da nova cópia restaurada do clássico de Fritz Lang, Metropolis (1927), que acontecerá no gramado do auditório do Ibirapuera às 20h do dia 24 de outubro. A apresentação contará com o acompanhamento da orquestra Jazz Sinfônica.

Para a abertura desta edição, foi escolhido “O Estranho Caso de Angélica”, filme dirigido por Manoel de Oliveira que abriu a seção Um Certain Regard do Festival de Cannes de 2010. Como acontece em todas as edições dos festivais, a Mostra contará com retrospectivas e homenagens: os cineastas F J Ossang e Serge Avedikian terão suas obras revistas e irão acompanhar o festival de perto. As homenagens serão feitas ao cineasta norueguês Bent Hamer e à atriz alemã Hanna Schygulla. Os homenageados também são convidados do evento. Outra homenagem será feita ao cinema norueguês, que também terá uma mostra especial com exibição de títulos da recente produção cinematográfica do país.

Outros projetos que terão continuidade nesta edição do evento é o Festival Online – que, assim como em 2009, continuará exibindo os filmes online gratuitamente via streaming na internet – e “Os Filmes da Minha Vida” – projeto que conta com um ciclo de encontros públicos com a participação de nomes relacionados ao audiovisual. O livro da segunda edição do projeto “Os Filmes da Minha Vida” (realizado na 33ª edição da Mostra) será lançado durante a programação do evento.
A programação completa da mostra – assim como horários e salas – estará disponível em breve no site do evento.
Corinthians

Outro centenário que será comemorado na programação da 34ª Mostra é o do Sport Club Corinthians Paulista: para comemorar os 100 anos do time, será projetado o filme “O Corintiano”, de Milton Amaral, com Mazzaropi no papel de um torcedor fanático pelo time que entra em conflito com os filhos e os vizinhos. O filme – que ganhou cópia restaurada pela Cinemateca Brasileira – terá sessão comemorativa realizada no dia 27 de outubro, no vão livre do Masp.

Patrocinadores

A 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é realizada com o patrocínio da
Petrobrás; copatrocínio da Adidas; apoio institucional da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo; os apoios do Itaú, FAAP; apoio cultural do SESC-SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Ministério da Cultura e Lei de incentivo à cultura, Sabesp, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, S. Paulo Turismo, Imprensa Oficial; a colaboração da editora Cosac Naify, do Auditório Ibirapuera, MASP, Hotel Tivoli, Condomínio Conjunto Nacional e do Instituto Tomie Ohtake; com promoção da Folha de Sâo Paulo, Globo Filmes, Canal Brasil, Band News e TV Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s