Comitê Olímpico escolhe marca do Rio 2016

Logo oficial, porém, só será apresentado ao público na festa de reveillón na Praia de Copacabana

O comitê Rio 2016 formou um júri técnico para definir qual será a marca dos Jogos Olímpicos a serem realizados no Brasil. Além de dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro, da Embratur, do governo do Estado e da prefeitura do Rio de Janeiro, o grupo de 12 jurados inclui dois profissionais do mercado brasileiro de agências: Roberto Fernandez, diretor geral de criação da JWT, e Ricardo Leite, sócio-diretor de criação da Crama Design.

Há ainda quatro convidados internacionais, entre eles o consultor de marketing Michael Payne. Os outros três são os designers Scott Givens, da Five Currents (Califórnia), produtor executivo das cerimônias do Pan do Rio 2007; Brad Copeland, da Iconologic (Atlanta), consultor do Look of the Games para o COI; e Theodora Mantzaris, da Theodora Mantzaris&Company (Atenas), diretora da área de design dos jogos de 2004 na Grécia.

Das 139 concorrentes, oito agências chegaram à fase final: as paranaenses Brainbox e Studio Lúmen; as cariocas Dupla Design, Soter, Tátil e Vinte Zero Um; e as paulistas Future Brand e Gad. Cada uma recebeu um pro labore de R$ 10 mil, sendo que a vencedora receberá mais R$ 40 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses com o Comitê Rio 2016.

Antes de ser divulgada, a marca escolhida no Brasil será submetida à aprovação do COI e só será apresentada ao público na festa do réveillon na Praia de Copacabana. O processo de escolha contrasta com o adotado pela Fifa para a escolha da marca da Copa de 2014. A criação vencedora, da agência Africa, do Grupo ABC, foi selecionada em processo pouco transparente por um júri de notáveis que incluiu o escritor Paulo Coelho, a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo.

A informação é da coluna Em Pauta, publicada na edição 1421 de Meio & Mensagem, que circula com data de 09 de Agosto de 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s