Cresce a venda de computadores no Brasil

Previsão é encerrar 2010 com 13,2 milhões de unidades vendidas, 20% acima do registrado em 2009

O estudo Brazil Quarterly PC Tracker,realizado pela consultoria especializada em tecnologia da informação e telecomunicações IDC mostra que no primeiro trimestre de 2010 foram vendidos 2,9 milhões de computadores no Brasil, aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado.

A previsão é que até o final do ano, sejam vendidas 13,2 milhões de unidades, 20% acima do registrado em 2009. O segmento de usuários domésticos seguirá aquecido, porém o destaque deverá ser o segmento corporativo, que mostrou forte recuperação já no início do ano. Do total de computadores vendidos no primeiro trimestre, 61% foram desktops e 39%, notebooks.

O aumento nas vendas é justificado pelo momento econômico do país, segundo Luciano Crippa, analista de mercado do PCs da IDC. “Em 2009 as empresas investiram 21% a menos em computadores. Somente no primeiro trimestre deste ano, o segmento corporativo já vendeu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Aliás, em 2010 esse setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009”, completa.

Ainda segundo ele, os computadores conhecidos como “tudo em um” melhoraram as expectativas de vendas do mercado de desktops. Mas o estudo mostrou que houve uma expressiva venda de notebooks para o mercado de usuários domésticos. “Embora o número total de venda de desktops ainda seja maior, pela primeira vez na história o segmento de usuário doméstico de notebooks foi maior, registrando pouco mais de 50% das vendas de equipamentos para o segmento”.

Ainda de acordo com o analista da IDC, grande parte dos fabricantes de computadores espera a entrada do segmento de tablets no país., o que deverá aquecer ainda mais as vendas no segundo semestre desse anos. Para Crippa, até 2014, o mercado de PCs deverá crescer pelo menos dois dígitos no comparativo ano a ano.

Anúncios

Uma resposta para “Cresce a venda de computadores no Brasil

  1. Bom dia.

    Voces tem estatísticas quais as regiões do Brasil que tiveram a maior evolução de consumo ?

    Qual a região do Brasil que seria a mais interessante na sua visão para se investir nesse setor em forma de instalação de centro de distribuição, pontos de vendas e futuras franquias?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s