Liberdade de expressão em debate


Fórum discute a importância da publicidade para o exercício de uma imprensa livre

A importância de liberdade de comunicação comercial – e da receita que advém da publicidade para os veículos de comunicação – foi exaltada no III Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia realizado nesta terça-feira 1, em São Paulo.

“A geração de caixa é uma das bases da independência editorial”, afirmou Claudio Santos, diretor de mercado nacional do Grupo RBS. “A independência aliada à liberdade de expressão comercial resulta em uma sociedade democrática e desenvolvida”. Santos foi um dos participantes do painel “É proibido anunciar: Livre mercado, livre pensamento, jornalismo livre”.

No mesmo encontro, o jornalista Eleno Mendonça, diretor de comunicação e relações governamentais da DPZ Propaganda, por sua vez, lembrou os perigos de uma maior intervenção na comunicação. “O governo, às vezes, usa só os momentos democráticos para tentar cercear a liberdad de propaganda e editorial”. Já Edney Narchi, vice-presidente executivo do Conar, lembrou que as proibições à publicidade, podem resultar “no empobrecimento da criativdade e, o que é mais grave, na diminuição das informações que a sociedade requer para consumir”.

No painel “O direito a informação como fundamento da cidadania: avanços e recuos”, Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, lembrou que a internet nasceu livre e que o objetivo é preserva-lá assim, mas que é preciso discutir a questão do direito autoral. O jornalista Fernão Lara Mesquita, do Grupo Estado de São Paulo, criticou a atuação das teles no mercado de conteúdo da internet e também a atuação do Google. “O Google se justifica com um discurso libertário, mas por trás, existem as características do bicho homem”, disse Mesquita. Já Roberto Muylaert, presidente da Aner, ressaltou a importância da chegada de aparelhos como o iPad para as revistas. “No aparelho, elas conseguem ter a mesma reprodução que tem no papel”, finalizou o executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s