Agências & Anunciantes: os maiores de 2009

Ranking anual feito pelo Grupo M&M, Ibope e PricewaterhouseCoopers aponta consolidação do mercado

Junto com a edição 1411 de Meio & Mensagem, com data de 31 de Maio de 2010, circula também o especial Agências & Anunciantes 2010, tradicional instrumento de consulta de todo o mercado, por trazer os mais confiáveis rankings de investimento em mídia realizados no País.

As listas das 50 maiores agências, 300 anunciantes e 30 contas públicas são confeccionadas a partir de um esforço conjunto do Grupo M&M, do Ibope e da PricewaterhouseCoopers no cruzamento dos dados do Ibope Monitor (que considera os espaços ocupados na mídia a partir dos valores das tabelas de preços dos veículos, sem considerar os descontos normalmente negociados) com os do Projeto Inter-Meios (alimentado pelas informações reais de faturamento prestadas pelos veículos).

Os dados relativos a 2009 confirmam que se intensificaram duas das tendências mais relevantes do mercado brasileiro: a consolidação e a internacionalização no topo dos rankings.

Entre 2002 e 2009, subiu de 19,3% para 28,3% a participação dos 30 maiores anunciantes da iniciativa privada na compra total de mídia no País. No caso das agências, neste mesmo intervalo de oito anos, cresceu de 45,7% para 55,1% a participação na compra de mídia das 50 maiores.

Um pequeno grupo de 19 empresas controladas total ou majoritariamente pelas gigantes multinacionais da publicidade (Aegis, Dentsu, Havas, Interpublic, Omnicom, Publicis e WPP) respondeu por um terço de toda a compra de mídia no Brasil. O índice de 32,9% constatado em 2009 contrasta com os 24,6% de 2002. Veja nas tabelas abaixo os dez primeiros dos rankings de agências e anunciantes.

As 10 maiores agências de 2009 – com desconto (em R$ mil)
1- Y&R – R$ 1.864.505
2- AlmapBBDO – R$ 689.821
3- BorghiErh/Lowe – R$ 597.804
4- Ogilvy & Mather Brasil – R$ 584.122
5- JWT – R$ 573.375
6- Neogama/BBH – R$ 524.430
7- DM9DDB – R$ 514.467
8- Fischer+Fala – R$ 432.374
9- Africa – R$ 427.769
10- F/Nazca S&S – R$ 393.881

Os 10 maiores anunciantes em 2009 – com desconto (em R$ mil)
1- Casas Bahia – R$ 1.186.166
2- Unilever Brasil – R$ 793.076
3- Ambev – R$ 373.165
4- Caixa (GFC) – R$ 350.279
5- Bradesco – R$ 288.150
6- Hypermarcas – R$ 287.227
7- Fiat – R$ 256.052
8- Hyundai Caoa – R$ 228.269
9- Petrobras (GFC) – R$ 225.336
10- TIM Brasil – R$ 220.421

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s