Top of Mind Internet revela dobradinha de marcas

Quatro segmentos tiveram duas marcas empatadas na lembrança do internauta

UOL e o Datafolha entregaram na quarta-feira 26 o Prêmio Top of Mind Internet 2010 para empresas de 20 diferentes setores da economia e mais quatro categorias especiais. Marcas de quatro setores empataram na disputa pela lembrança do internauta – Itaú e Bradesco no segmento financeiro; Natura e Avon, em beleza; Gol e TAM, em companhia área; e Oi e Vivo em telefonia celular. Nas categorias especiais, as marcas mais lembradas foram o Bradesco (categoria Top Teen); Avon (Feminino); Dell (Heavy user); e Brahma (Top lan house).

A premiação é feita a partir de uma pesquisa conduzida pelo Datafolha pela qual os internautas indicam, de forma espontânea, as marcas mais lembradas. Foram ouvidas 2.069 pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet no mínimo três vezes por semana, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Entre as marcas citadas pelos usuários de internet aparecem empresas como Nokia, Nike, Fiat, Sony, Visa, Porto Seguro, Nestlé, Coca-Cola, Brastemp, LG, McDonald´s, Unimed e Americanas.com.

Segundo outra pesquisa Datafolha, feita em abril e divulgada no evento, 50% da população brasileira acima de 16 anos acessam a internet. Os acessos são feitos a partir de casa (30%), em locais pagos (25%), na casa de parentes ou amigos (19%), no trabalho (16%), em postos de acesso gratuito (7%) e pelo celular (6%). Pela pesquisa, 44% desses entrevistados já fizeram compras pela internet (e-commerce) pelo menos uma vez e os produtos mais comprados foram livros (32%), artigos de informática (23), CDs (18%) e passagens aéreas e pacotes turísticos (18%).

“O prêmio, baseado em pesquisa, aponta as marcas mais fortes no meio internet. E essa pesquisa permite às empresas avaliarem suas estratégias de construção de marca. E, desde 2005, o investimento na mídia online é o que mais cresce no meio publicitário, assim como a audiência”, diz o diretor de publicidade do UOL, Enor Paiano. Estima-se que, no Brasil, cerca de 8% de todo o investimento publicitário são direcionados para o meio digital. Nos EUA, esse percentual chega a 20%.

“A cada ano, a Vivo tem feito mais investimentos na internet. Durante este ano, temos trabalhado com a plataforma da Seleção Brasileira, que é um projeto de longo prazo, até 2014. E na próxima semana entra no ar, apenas para internet, o filme da Vivo com Pelé, feito por Fernando Meirelles”, diz a diretora de marketing da Vivo, Cris Duclos.

O gerente da plataforma jovem da Skol, Sérgio Eleutério, afirma que ser lembrado pelo internauta comprova o acerto da marca no ambiente digital. “A internet não é apenas display. É também engajamento. Nossa estratégia de presença digital consiste em atuação forte no portal (os hotsites foram unificados do ano passado para cá num portal único) e nas redes sociais Twitter, Orkut, Facebook e blogs”, exemplifica o executivo da Skol.

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