SP inaugura transmissão digital de canais públicos

TV Câmara, TV Alesp e TV Senado funcionarão em multiprogramação

Será inaugurada nesta quinta, 29, a transmissão digital do canal 61 com programação simultânea da TV Câmara, TV Alesp (da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e TV Senado. A cerimônia oficializará, assim, a entrada do canal em operação, no ar desde ontem, 28. A parceria entre a TV Câmara e a TV Alesp foi formalizada em julho do ano passado e apenas agora a TV Senado se uniu aos dois canais.

O funcionamento do sistema em multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, em sinal aberto e gratuito. A multiprogramação, possível graças à digitalização da TV aberta, é permitida apenas para emissoras públicas mas é uma demanda também das emissoras privadas. Esse modelo de operação (multiprogramação) é um teste que, se confirmada a viabilidade, servirá de referência para a expansão digital da rede legislativa (TV Câmara, TV Senado e TVs de assembleias estaduais e câmaras municipais) para todo o País. A próxima etapa prevê a inclusão do sinal das TVs de câmaras municipais nas localidades em que o sinal digital dos transmissores estiver disponível.

A transmissão experimental começou em 2008 com um transmissor de baixa potência. Agora, para entrar em operação, os transmissores somam 15kw, que permitirão que 20 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo recebam o sinal. Os transmissores, no valor de R$ 3,35 milhões, foram adquiridos pela Câmara dos Deputados e a oferta da torre na Fundação Padre Anchieta e o custeio serão de responsabilidade da Assembleia Legislativa de São Paulo, conforme informações da Agência Câmara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s