Mercado aponta cases mais inovadores da década

Na semana em quem comemora 32 anos, sondagem realizada por Meio & Mensagem assinala doze projetos que se destacaram nos últimos dez anos na publicidade brasileira

A edição 1.405 de Meio & Mensagem, que comemorou os 32 anos do jornal, foi mais do que especial. Além de contar com uma reportagem de mais de 40 páginas sobre inovação, uma sondagem realizada com cem presidentes ou diretores de agências, anunciantes, veículos e fornecedores apontou os cases mais inovadores da última década, a primeira do século 21.

A todos foi feito igual pedido: a indicação livre de projetos idealizados e realizados no Brasil que chamam a atenção por seu caráter inovador, incluindo desde campanhas (de publicidade, promoção, eventos, marketing direto, interativo, etc.) até o lançamento de produtos e conteúdos.

Dezenas de cases foram lembrados. Os 12 mais mencionados estão listados abaixo, com seus respectivos percentuais de votos, e são descritos e comentados por reportagens que estão na edição de aniversário e que serão publicadas nos próximos dias, no M&M Online.

O corte foi feito na 12ª posição da extensa lista para que todos os projetos destacados tivessem a indicação de pelo menos 10% dos ouvidos. Além disso, houve uma diferença mínima, de apenas três votos, entre o 8º e o 12º mais citados. E, depois deles, abriu-se um vácuo bem mais visível: o 13º colocado teve menos da metade dos votos do 12º.

Curiosamente, 11 dos 12 cases vencedores foram criados para marcas originalmente brasileiras – a única exceção é a Fiat. Tal constatação leva a crer que o índice de inovação surgida no Brasil nas áreas de comunicação e marketing é mais elevado quando na cadeira do cliente está sentada uma empresa nacional.

Uma das explicações possíveis é a de que as marcas multinacionais mantêm longe do País seus núcleos de decisão, fundamentais para bancar os projetos mais audaciosos. É o que Ricardo Guimarães, sócio da consultoria Thymus Branding e um dos consultados pela reportagem, chama de “Alto IDP – Índice de Distância do Poder”.

Veja a lista dos 12 cases mais votados – e o dia em que a reportagem será publicada:

1º Havaianas 33% (terça-feira, 20)
2º Oi 29% (terça-feira, 20)
3º Skol 27% (terça-feira, 20)
4º Fiat 25% (terça-feira, 20)
5º Itaú 21% (quinta-feira, 22)
6º Natura 19% (quinta-feira, 22)
7º Rádio SulAmérica Trânsito 18% (quinta-feira, 22)
8º iPod no Palito 16% (quinta-feira, 22)
9º Banco Real 15% (sexta-feira, 23)
10º Gol Linhas Aéreas 14% (sexta-feira, 23)
11º Experimenta 13% (sexta-feira, 23)
12º Bradescompleto 13% (sexta-feira, 23)

Novos articulistas
A edição especial também marca a chegada de um novo time de articulistas de diversas áreas. Com a reformulação das colunas semanais, novos temas aparecem para informar e atualizar nossos leitores a respeito do mercado e do mundo publicitário. Para isso, personagens importantes dos mais diversos meios aparecem para contribuir semanalmente a partir desta edição por um período que abrange os próximos dois anos.

Veja a lista completa:

Mídia
Jayme Sirotsky – presidente emérito do RBS
Criação
André Laurentino – vice-presidente de criação da Lew’Lara/TBWA
Planejamento
Fernand Alphen – diretor nacional de planejamento da F/Nazca S&S
Marketing
Herlander Zola – gerente de marketing da VW
Varejo
Fred Trajano – diretor de marketing do Magazine Luiza
Inovação
Francesco Morace – diretor de Future Concept Lab
Produção
Dudu Camargo – Colmeia
Carreiras
Gary Stolkin – CEO da Talent Business London
América Latina
Alejandro Cardoso – Publicis Mexico
Marketing Esportivo
German Hartenstein – diretor-geral da ESPN
Branding
Alejandro Piñedo – diretor-geral da Interbrands
Sustentabilidade
Oskar Mehtsavat – criador da marca Osklen
Comunicação Integrada
Antonio Fadiga -CEO da Fischer+Fala
Novas Mídias
Alberto Magno – CEO da M1nd.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s