Abap, com apoio da ABA, regulamentará concorrência

Entidades estão estudando um sistema que deixará clara a participação de agências em toda licitação privada

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), irá propor, com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a criação de um sistema que torne transparente toda concorrência privada. As entidades estudam a ideia, que será formatada e apresentada ao mercado em data ainda não definida.

Pela proposta – que foi discutida durante o 7º Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade (Ebap), no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 9 -, qualquer agência que entrasse num processo licitatório deverá informar que está na disputa da conta à Abap, sob pena de ser desfiliada caso sua participação não tenha sido comunicada. A empresa que promover a concorrência terá de registrar o processo, bem como avisar que agências estão na licitação.

Além disso, a Abap defende que o mercado siga um manual de boas práticas. Entre as recomendações desse guia estão limitação do número de participantes e remuneração às agências.

Essas medidas ajudariam a combater o excesso de concorrências visto atualmente, que já criou até um mercado paralelo. No passado, a ABA tentou implantar uma regra semelhante, mas na ocasião não havia o alinhamento com a Abap. E assim a ideia não foi para frente. Agora, com a união entre as entidades, uma proposta será redigida para valer tanto para as agências quanto para os anunciantes.

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